Questões Sobre A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Pedagogia - concurso
Questão 1
Existe uma variedade de materiais que poderão fazer parte de uma aula, EXCETO:
- A)Softwares.
- B)Desafios constantes.
- C)Livros didáticos.
- D)Catálogos variados.
- E)Livros paradidáticos.
A alternativa correta é B)
Existe uma variedade de materiais que poderão fazer parte de uma aula, EXCETO:
- A) Softwares.
- B) Desafios constantes.
- C) Livros didáticos.
- D) Catálogos variados.
- E) Livros paradidáticos.
O gabarito correto é B).
Questão 2
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
De acordo com o conceito de condições internas à aprendizagem, o sujeito deve dominar pré-requisitos para o alcance de aprendizagens mais complexas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
De acordo com o conceito de condições internas à aprendizagem, o sujeito deve dominar pré-requisitos para o alcance de aprendizagens mais complexas.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C) CERTO.
Questão 3
Nos processos de gestão e organização do trabalho, devem ser considerados os métodos adotados para formação de profissionais da empresa. Nessa linha de pensamento, umponto a ser enfatizado a respeito das propostas metodológicas para os processos de aprendizagem, refere-se ao fato que não se pode qualificar apenas em competências, habilidades e atitudes mais amplas. Torna-se necessário, também, valorizar:
- A)a individualidade.
- B)os aspectos técnicos.
- C)as subjetividades.
- D)os desejos pessoais.
- E)osmétodos antigos.
A alternativa correta é B)
Nos processos de gestão e organização do trabalho, a formação de profissionais deve ser abordada de maneira estratégica, considerando não apenas as competências e habilidades gerais, mas também aspectos específicos que garantam a eficiência e a qualidade do desempenho no ambiente corporativo.
Embora seja importante valorizar a individualidade, as subjetividades e os desejos pessoais dos colaboradores, o foco principal em um contexto organizacional deve recair sobre os aspectos técnicos. Isso porque são eles que determinam a capacidade do profissional em executar suas funções com precisão, alinhando-se aos objetivos e demandas da empresa.
Métodos antigos podem até trazer insights valiosos, mas a evolução constante das técnicas e ferramentas exige que a capacitação priorize conhecimentos atualizados e práticos. Portanto, a alternativa correta é B) os aspectos técnicos, pois são fundamentais para a eficácia operacional e o sucesso dos processos de trabalho.
Questão 4
A escola deve ser um dos principais locus de aprendizagem e de apropriação/produção do conhecimento sistematizado. Nesse sentido, a contribuição da escola para a democratização do ensino escolar está expresso, principalmente, em:
- A)expandir a educação para todos por intermédio de conteúdos universais;
- B)trabalhar a partir dos interesses que o aluno apresenta;
- C)compreender os aspectos sociais como extensão de cada indivíduo;
- D)preparar intelectual e moralmente, ao aluno;
- E)estabelecer mecanismos de mudança para transformação da sociedade.
A alternativa correta é A)
A escola deve ser um dos principais locus de aprendizagem e de apropriação/produção do conhecimento sistematizado. Nesse sentido, a contribuição da escola para a democratização do ensino escolar está expressa, principalmente, em:
- A) expandir a educação para todos por intermédio de conteúdos universais;
- B) trabalhar a partir dos interesses que o aluno apresenta;
- C) compreender os aspectos sociais como extensão de cada indivíduo;
- D) preparar intelectual e moralmente o aluno;
- E) estabelecer mecanismos de mudança para transformação da sociedade.
O gabarito correto é A).
Questão 5
O processo de seleção dos conteúdos deve ocorrer de forma sistemática e criteriosa, contribuindo para que as experiências de ensino/aprendizagem sejam significativas. A partir dessa concepção, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que se constituem em critérios de seleção de conteúdos de ensino, EXCETO:
- A)flexibilidade;
- B)utilidade;
- C)significação;
- D)afetividade;
- E)solidariedade.
A alternativa correta é D)
O processo de seleção dos conteúdos deve ocorrer de forma sistemática e criteriosa, contribuindo para que as experiências de ensino/aprendizagem sejam significativas. A partir dessa concepção, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que se constituem em critérios de seleção de conteúdos de ensino, EXCETO:
- A) flexibilidade;
- B) utilidade;
- C) significação;
- D) afetividade;
- E) solidariedade.
O gabarito correto é D).
Questão 6
A Didática constitui disciplina essencial nos processos de formação de professores, notadamente articulando o saber, o saber-ser e o saber-fazer. No contexto dessa análise, pode-se afirmar CORRETAMENTE, acerca da concepção tradicional de Didática que:
- A)refere-se a um conjunto de procedimentos universais relativos à docência;
- B)afirma a neutralidade científica do método, a preocupação com os meios desvinculados dos fins e do contexto;
- C)caracteriza-se por transcender métodos e técnicas de ensino, buscando articular escola/sociedade;
- D)compreende uma doutrina da instrução, revelando-se como um conjunto de normas prescritivas centradas no método;
- E)caracteriza-se por estabelecer métodos e técnicas de educação desvinculados dos princípios educacionais.
A alternativa correta é D)
A Didática, enquanto disciplina fundamental na formação de professores, desempenha um papel crucial na articulação entre teoria e prática educacional. No contexto da concepção tradicional, sua abordagem é marcada por características específicas que a diferenciam de perspectivas mais contemporâneas.
Analisando as alternativas apresentadas, a opção D) destaca-se como a correta, pois sintetiza a essência da Didática tradicional. Esta concepção compreende uma doutrina da instrução, manifestando-se como um conjunto de normas prescritivas que centralizam o método como elemento primordial. Tal visão reflete uma abordagem sistemática e hierárquica do processo de ensino, onde a técnica e a eficiência metodológica são priorizadas.
Em contraponto, as demais alternativas apresentam distorções ou ampliações inadequadas dessa concepção. A alternativa A) sugere uma universalidade de procedimentos que não corresponde ao caráter normativo da Didática tradicional. Já a alternativa B), embora tangencie a neutralidade científica, não capta o aspecto doutrinário central. A alternativa C) descreve uma perspectiva crítica que transcende o tradicional, enquanto a E) propõe uma dissociação entre método e princípios que não se aplica à visão tradicional.
Portanto, a compreensão da Didática tradicional como um sistema normativo centrado no método, conforme expresso na alternativa D), revela-se como a interpretação mais precisa e coerente com os fundamentos históricos dessa abordagem pedagógica.
Questão 7
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física
indicam que professores competentes devem alterar suas condutas
de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e
necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de
aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no
professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse
respeito, julgue os itens a seguir.
Qualquer que seja o estilo de ensino do professor, o ato de ensinar é determinado pelas decisões tomadas a respeito do aprendiz, da tarefa e do ambiente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física indicam que professores competentes devem alterar suas condutas de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Qualquer que seja o estilo de ensino do professor, o ato de ensinar é determinado pelas decisões tomadas a respeito do aprendiz, da tarefa e do ambiente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 8
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física
indicam que professores competentes devem alterar suas condutas
de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e
necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de
aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no
professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse
respeito, julgue os itens a seguir.
Descoberta convergente e divergente, isto é, por solução de problemas, corresponde a estilos de ensino centrados tanto no professor quanto no aluno.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física indicam que professores competentes devem alterar suas condutas de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Descoberta convergente e divergente, isto é, por solução de problemas, corresponde a estilos de ensino centrados tanto no professor quanto no aluno.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 9
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física
indicam que professores competentes devem alterar suas condutas
de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e
necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de
aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no
professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse
respeito, julgue os itens a seguir.
Para o desenvolvimento dos alunos, o professor deve dar importância aos três domínios de aprendizagem, isto é, o cognitivo, o afetivo e o motor. Para conseguir isso, ele deve utilizar estilos que façam parte tanto do conjunto de estilos de ensino de reprodução como de produção do conhecimento.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física destacam a importância da adaptação dos estilos de ensino conforme as necessidades dos alunos e os objetivos de aprendizagem. A afirmação de que o professor deve valorizar os três domínios de aprendizagem — cognitivo, afetivo e motor — e utilizar tanto estilos de reprodução quanto de produção do conhecimento está correta.
Os domínios de aprendizagem são essenciais para um desenvolvimento integral. O cognitivo envolve a aquisição de conhecimentos e habilidades intelectuais, o afetivo trata das emoções e atitudes, enquanto o motor refere-se às habilidades físicas. Para abranger esses aspectos, o professor deve equilibrar métodos que priorizam a transmissão de informações (reprodução) com aqueles que estimulam a criatividade e a autonomia (produção).
Portanto, a combinação de diferentes estilos de ensino é fundamental para atender às demandas multifacetadas dos alunos, garantindo uma formação mais completa. A alternativa C) CERTO está, de fato, correta.
Questão 10
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física
indicam que professores competentes devem alterar suas condutas
de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e
necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de
aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no
professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse
respeito, julgue os itens a seguir.
Os estilos de ensino com ênfase na reprodução do conhecimento envolvem os alunos com o raciocínio de alta ordem, como a memória e a identificação de operações cognitivas que lidem com conhecimento passado e presente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física destacam a importância da adaptação dos estilos de ensino conforme as necessidades dos alunos e os objetivos de aprendizagem. Nesse contexto, a afirmação de que os estilos de ensino com ênfase na reprodução do conhecimento envolvem raciocínio de alta ordem, como memória e identificação de operações cognitivas, está incorreta.
Os estilos de ensino focados na reprodução do conhecimento geralmente priorizam a repetição e a assimilação de informações, sem necessariamente estimular processos cognitivos complexos. O raciocínio de alta ordem, como análise, avaliação e criação, está mais associado a abordagens centradas no aluno, que incentivam a reflexão crítica e a resolução de problemas.
Portanto, a alternativa correta é E) ERRADO, pois a reprodução do conhecimento não está diretamente ligada ao desenvolvimento de habilidades cognitivas avançadas, e sim a uma aprendizagem mais mecânica e menos reflexiva.