Alarcão (2003) critica, em sua obra, os paradigmas tradicionais de educação e formação e propõe substituí- los por um novo,
Alarcão (2003) critica, em sua obra, os paradigmas tradicionais de educação e formação e propõe substituí- los por um novo,
- A)em que os tempos, as grades, os espaços e os recursos de aprendizagem sejam reorganizados, sem transgredir, porém, o princípio de turmas fixas para a aprendizagem.
- B)fundamentado, dentre outros, na noção de grupos flexíveis de aprendizagem, reconstituídos em função das necessidades ou dos objetivos.
- C)organizado em termos de dois princípios básicos: homogeneidade e seqüencialidade.
- D)no qual se valorize a segmentação disciplinar e a multidocência, à medida que a informação ganha em profundidade nos currículos escolares.
- E)alicerçado em uma nova composição do trabalho na escola: orientada por programas, com a organização dos alunos por turmas tanto quanto possível homogêneas e de composição estável e ciclos de aprendizagem pluri-anuais.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Alarcão (2003), em sua obra, apresenta uma crítica contundente aos paradigmas tradicionais de educação e formação, apontando a necessidade de substituí-los por um modelo mais dinâmico e adaptável às necessidades dos aprendizes. Entre as alternativas apresentadas, a opção B) destaca-se como a mais alinhada com a proposta do autor, ao defender um paradigma fundamentado na noção de grupos flexíveis de aprendizagem, que se reconstituem conforme os objetivos ou demandas específicas.
Essa abordagem rompe com a rigidez dos modelos tradicionais, que frequentemente priorizam turmas fixas e homogeneizadas (como mencionado nas alternativas A, C e E), ou a segmentação disciplinar excessiva (alternativa D). Em vez disso, Alarcão propõe um sistema que valoriza a flexibilidade e a personalização, permitindo que os agrupamentos de alunos se adaptem conforme as situações de aprendizagem, sem perder de vista os objetivos educacionais.
A escolha da alternativa B) como correta reflete a compreensão de que a educação contemporânea exige modelos mais orgânicos, capazes de responder às diferenças individuais e aos contextos em constante transformação. A ideia de grupos flexíveis não apenas promove uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem, mas também estimula a colaboração e a autonomia dos estudantes, princípios essenciais para uma formação integral.
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