As proposições de Macedo (2005), elaboradas sob a perspectiva construtivista, buscam fundamentar sua proposta de que
As proposições de Macedo (2005), elaboradas sob a perspectiva construtivista, buscam fundamentar sua proposta de que
- A)se valorize um contexto, chamado pelo autor de contexto de aprendizagem, em que os professores possam expressar seus sentimentos confusos ou ambivalentes quanto a uma idéia que acham boa do ponto de vista teórico, mas para qual, na prática, sempre se sentem despreparados.
- B)seja criado um ambiente mais produtivo de ensino no qual o docente seja chamado a participar mais ativamente das decisões educacionais como meio de promover o desenvolvimento da consciência dos profissionais sobre os seus direitos e deveres, mas também sobre os direitos e deveres dos seus alunos.
- C)se valorize o contexto do ensino na sala de aula, para que o professor possa aplicar novos recursos pedagógicos e utilizar novas estratégias e, dessa forma, tornar suas aulas mais interessantes e motivadoras para todos os seus alunos, pois a realidade tem mostrado que o que temos hoje não traz resultados esperados.
- D)se valorize um contexto, chamado pelo autor de contexto de aprendizagem, em que os alunos possam expressar suas idéias e o professor analisar e compreender em que nível de aprendizagem o aluno se encontra, para estimulá-lo a testar novas hipóteses, de modo a promover o seu desenvolvimento.
- E)o contexto de ensino seja pensado de forma mais abrangente, incluindo, além da sala de aula, um projeto de formação continuada de todos os profissionais, as relações com a comunidade e dos próprios professores entre si, de modo que, num movimento articulado, todos possam se envolver com a educação.
Resposta:
A alternativa correta é A)
As proposições de Macedo (2005), elaboradas sob a perspectiva construtivista, destacam a importância de um contexto de aprendizagem que priorize a expressão dos sentimentos dos professores. O autor argumenta que, muitas vezes, os educadores enfrentam conflitos internos ao lidar com ideias teoricamente válidas, mas que, na prática, geram insegurança ou despreparo. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que reforça essa abordagem.
Essa perspectiva ressalta a necessidade de um ambiente acolhedor, onde os docentes possam compartilhar suas dúvidas e ambivalências sem receio de julgamento. Macedo (2005) defende que, ao reconhecer e trabalhar essas contradições, os professores podem desenvolver maior confiança e autonomia em sua prática pedagógica. Essa visão está alinhada com os princípios construtivistas, que valorizam o processo de construção do conhecimento tanto para os alunos quanto para os educadores.
As demais alternativas, embora apresentem aspectos relevantes da educação, como participação ativa do docente (B), inovação em sala de aula (C), foco no desenvolvimento do aluno (D) e formação continuada (E), não capturam o cerne da proposta de Macedo (2005). O autor enfatiza especificamente a dimensão emocional e reflexiva do professor, destacando que a aprendizagem profissional também ocorre por meio da confrontação de sentimentos e ideias conflitantes.
Deixe um comentário