A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio desua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social.Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares,a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvemhábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e orespeito humano. Daí a importância do grupo como elementoformador. Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que seseguem, relacionados com a sala de aula como espaço deaprendizagem e interação. Articular o que está sendo ensinado e aprendido com o real e apresentar novos conteúdos partindo de uma questão problematizadora são procedimentos que podem incentivar a aprendizagem.
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de
sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social.
Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares,
a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem
hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o
respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento
formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de
aprendizagem e interação.
Articular o que está sendo ensinado e aprendido com o real e apresentar novos conteúdos partindo de uma questão problematizadora são procedimentos que podem incentivar a aprendizagem.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Considerando o texto como referência, é possível afirmar que a sala de aula, enquanto espaço de aprendizagem e interação, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Nesse contexto, estratégias pedagógicas que articulem o conteúdo ensinado com a realidade dos alunos e que partam de questões problematizadoras são essenciais para estimular o engajamento e a construção do conhecimento.
A abordagem que conecta o aprendizado ao mundo real permite que os estudantes percebam a relevância do que está sendo estudado, aumentando sua motivação e compreensão. Da mesma forma, a apresentação de novos conteúdos a partir de situações-problema incentiva a curiosidade, o pensamento crítico e a resolução colaborativa de desafios, alinhando-se ao processo de formação social mencionado no texto inicial.
Portanto, a afirmação de que "Articular o que está sendo ensinado e aprendido com o real e apresentar novos conteúdos partindo de uma questão problematizadora são procedimentos que podem incentivar a aprendizagem" está correta (C), pois tais práticas reforçam a dinâmica interativa e significativa da educação, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.
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