A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio desua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social.Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares,a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvemhábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e orespeito humano. Daí a importância do grupo como elementoformador. Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que seseguem, relacionados com a sala de aula como espaço deaprendizagem e interação. O conjunto de ações adotadas pela escola como forma de garantir a conscientização dos alunos com relação aos preconceitos de gênero, raça, etnias é chamado cultura de paz.
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de
sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social.
Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares,
a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem
hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o
respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento
formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de
aprendizagem e interação.
O conjunto de ações adotadas pela escola como forma de garantir a conscientização dos alunos com relação aos preconceitos de gênero, raça, etnias é chamado cultura de paz.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
A formação das crianças e dos jovens é um processo complexo e multifacetado, que se dá por meio da interação social e da participação em diferentes contextos relacionais. O texto apresentado destaca a importância do grupo como elemento formador, ressaltando que, na convivência com adultos e pares, os jovens e crianças assimilam conhecimentos, desenvolvem hábitos e internalizam valores essenciais para a vida em sociedade, como cooperação e respeito humano.
No contexto escolar, essa dinâmica ganha ainda mais relevância, pois a sala de aula se configura como um espaço privilegiado de aprendizagem e interação. É nesse ambiente que os alunos não apenas adquirem conhecimentos acadêmicos, mas também vivenciam experiências que moldam sua compreensão do mundo e suas relações com os outros.
O item em questão aborda especificamente o papel da escola na promoção da conscientização sobre preconceitos de gênero, raça e etnias, denominando esse conjunto de ações como "cultura de paz". Essa afirmação está correta, pois a cultura de paz refere-se justamente a um conjunto de valores, atitudes e comportamentos que rejeitam a violência e buscam prevenir conflitos, abordando suas causas profundas por meio do diálogo e da negociação.
Nesse sentido, as ações escolares voltadas para combater preconceitos e promover a igualdade de gênero, o respeito à diversidade racial e étnica, bem como a inclusão de todos os grupos sociais, são efetivamente parte integrante da construção de uma cultura de paz. Essas iniciativas contribuem para formar cidadãos mais conscientes, tolerantes e capazes de conviver harmonicamente em uma sociedade plural.
Portanto, a afirmação de que o conjunto de ações adotadas pela escola para conscientizar os alunos sobre preconceitos de gênero, raça e etnias é chamado de cultura de paz está correta, conforme indicado pela alternativa C) CERTO.
Deixe um comentário