A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens. Na organização da taxonomia do domínio cognitivo, os processos devem corresponder ao que o indivíduo aprende, e não ao que ele já sabe.
A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens.
Na organização da taxonomia do domínio cognitivo, os processos devem corresponder ao que o indivíduo aprende, e não ao que ele já sabe.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Análise sobre a Taxonomia do Domínio Cognitivo
As taxonomias de objetivos de aprendizagem, especialmente no domínio cognitivo, servem como ferramentas essenciais para estruturar e avaliar o processo de aprendizagem. A afirmação de que os processos devem corresponder ao que o indivíduo aprende, e não ao que ele já sabe, está correta e reflete a natureza progressiva e hierárquica dessas taxonomias.
Na taxonomia proposta por Bloom e revisada posteriormente, os níveis cognitivos são organizados de forma ascendente, partindo de habilidades mais simples, como lembrar e entender, até as mais complexas, como analisar, avaliar e criar. Essa estrutura pressupõe que o aprendizado é um processo contínuo, no qual o indivíduo avança a partir do que está sendo assimilado, e não apenas a partir do conhecimento prévio.
Portanto, a ênfase está no desenvolvimento de novas habilidades e competências, alinhadas com os objetivos educacionais propostos. O gabarito C) CERTO está, de fato, correto, pois a taxonomia prioriza a evolução do aprendizado, e não a mera reprodução do que já é conhecido.
Deixe um comentário