Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens. De acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais, a aprendizagem é considerada um fenômeno predominantemente cognitivo.

A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens.

De acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais, a aprendizagem é considerada um fenômeno predominantemente cognitivo.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Análise sobre a Taxonomia dos Objetivos Educacionais

A afirmação de que a aprendizagem é considerada um fenômeno predominantemente cognitivo na taxonomia dos objetivos educacionais está incorreta. Isso porque as taxonomias mais reconhecidas, como a de Bloom e suas revisões, abrangem não apenas o domínio cognitivo, mas também os domínios afetivo e psicomotor.

Originalmente proposta por Benjamin Bloom em 1956, a taxonomia clássica destacava três dimensões da aprendizagem:

  • Cognitivo: relacionado ao conhecimento e desenvolvimento intelectual;
  • Afetivo: voltado para atitudes, emoções e valores;
  • Psicomotor: envolvendo habilidades físicas e motoras.

Embora o domínio cognitivo seja o mais detalhado e frequentemente utilizado, reduzir a aprendizagem apenas a esse aspecto ignora a complexidade do processo educativo. A revisão da taxonomia por Anderson e Krathwohl (2001) manteve essa abordagem multidimensional, reforçando que a aprendizagem integra diferentes capacidades humanas.

Portanto, a afirmação inicial é ERRADA (E), pois a taxonomia reconhece a aprendizagem como um fenômeno multifacetado, que ultrapassa a esfera puramente cognitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *