A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens. De acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais, a aprendizagem é considerada um fenômeno predominantemente cognitivo.
A respeito das taxonomias de objetivos de aprendizagem, julgue os próximos itens.
De acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais, a aprendizagem é considerada um fenômeno predominantemente cognitivo.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Análise sobre a Taxonomia dos Objetivos Educacionais
A afirmação de que a aprendizagem é considerada um fenômeno predominantemente cognitivo na taxonomia dos objetivos educacionais está incorreta. Isso porque as taxonomias mais reconhecidas, como a de Bloom e suas revisões, abrangem não apenas o domínio cognitivo, mas também os domínios afetivo e psicomotor.
Originalmente proposta por Benjamin Bloom em 1956, a taxonomia clássica destacava três dimensões da aprendizagem:
- Cognitivo: relacionado ao conhecimento e desenvolvimento intelectual;
- Afetivo: voltado para atitudes, emoções e valores;
- Psicomotor: envolvendo habilidades físicas e motoras.
Embora o domínio cognitivo seja o mais detalhado e frequentemente utilizado, reduzir a aprendizagem apenas a esse aspecto ignora a complexidade do processo educativo. A revisão da taxonomia por Anderson e Krathwohl (2001) manteve essa abordagem multidimensional, reforçando que a aprendizagem integra diferentes capacidades humanas.
Portanto, a afirmação inicial é ERRADA (E), pois a taxonomia reconhece a aprendizagem como um fenômeno multifacetado, que ultrapassa a esfera puramente cognitiva.
Deixe um comentário