“O aluno é colocado diante de um painel onde aparece uma questão relativa a algo que ele já conhece e, ao mesmo tempo, uma nova informação sobre o mesmo tema. O aluno deve responder à questão apresentada e, se acertar, a máquina passará automaticamente para a questão seguinte, que será referente à informação dada imediatamente antes. Se não acertar, não poderá prosseguir, devendo retornar a algum passo anterior.” (Fontana e Cruz) Essa é uma breve descrição do funcionamento da “máquina de ensinar” idealizada por Skinner. Dessa “máquina de ensinar”, derivou, na educação formal, o:
“O aluno é colocado diante de um painel onde aparece uma questão relativa a algo que ele já conhece e, ao mesmo tempo, uma nova informação sobre o mesmo tema. O aluno deve responder à questão apresentada e, se acertar, a máquina passará automaticamente para a questão seguinte, que será referente à informação dada imediatamente antes. Se não acertar, não poderá prosseguir, devendo retornar a algum passo anterior.”
(Fontana e Cruz)
Essa é uma breve descrição do funcionamento da “máquina de ensinar” idealizada por Skinner. Dessa “máquina de ensinar”, derivou, na educação formal, o:
- A)método dos centros de interesse;
- B)método dialógico;
- C)teste de prontidão;
- D)ensino por instrução programada;
- E)projeto participativo na escola.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O trecho apresentado descreve o funcionamento da chamada "máquina de ensinar", um conceito desenvolvido pelo psicólogo behaviorista B.F. Skinner. Esse dispositivo foi criado com base nos princípios do condicionamento operante, que enfatiza o reforço positivo como forma de promover a aprendizagem. A máquina operava seguindo uma sequência lógica de informações, garantindo que o aluno só avançasse após demonstrar domínio do conteúdo anterior, caracterizando um processo de ensino altamente individualizado e estruturado.
Na educação formal, esse modelo deu origem ao ensino por instrução programada (alternativa D), que mantém os mesmos princípios de aprendizagem passo a passo, com feedback imediato e progressão condicionada ao acerto. Essa abordagem foi amplamente utilizada em materiais didáticos e sistemas de autoaprendizagem, especialmente nas décadas de 1960 e 1970, influenciando a forma como conteúdos eram organizados e apresentados aos estudantes.
Embora outras metodologias listadas nas alternativas tenham seu valor pedagógico, como o método dialógico de Paulo Freire (B) ou os projetos participativos (E), apenas a instrução programada deriva diretamente da proposta skinneriana, sendo sua aplicação prática no contexto educacional. Essa técnica reforça a ideia de que a aprendizagem pode ser fragmentada em pequenas unidades e dominada sequencialmente, com ênfase no controle do processo pelo material instrucional.
Deixe um comentário