Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O fracasso escolar, hoje, pode ser entendido como fatordesencadeante de um problema de aprendizagem que, de outromodo, não teria aparecido. Essa situação, que torna maiscomplexo e difícil o diagnóstico, exige maior responsabilidade eprecisão teórica dos profissionais da educação. Julgue os itenssubseqüentes, com relação a essas idéias. Para compreender os problemas de aprendizagem que surgem na sala de aula, não é necessário que o professor faça uma aproximação da história singular de seus alunos.

O fracasso escolar, hoje, pode ser entendido como fator
desencadeante de um problema de aprendizagem que, de outro
modo, não teria aparecido. Essa situação, que torna mais
complexo e difícil o diagnóstico, exige maior responsabilidade e
precisão teórica dos profissionais da educação. Julgue os itens
subseqüentes, com relação a essas idéias.

Para compreender os problemas de aprendizagem que surgem na sala de aula, não é necessário que o professor faça uma aproximação da história singular de seus alunos.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O fracasso escolar é um fenômeno complexo que não pode ser dissociado da história singular de cada aluno. A afirmação de que "não é necessário que o professor faça uma aproximação da história singular de seus alunos" para compreender os problemas de aprendizagem é equivocada, como indica o gabarito correto (E).

A aprendizagem é um processo subjetivo, influenciado por fatores emocionais, sociais e cognitivos que estão intrinsecamente ligados à trajetória de vida do estudante. Ignorar essa dimensão individual significa negligenciar elementos fundamentais para o diagnóstico e intervenção pedagógica.

O texto base destaca como o fracasso escolar pode desencadear problemas de aprendizagem que, em outros contextos, não se manifestariam. Essa relação causal só pode ser adequadamente compreendida através de uma abordagem que considere:

  • O contexto familiar e social do aluno
  • Seus processos de desenvolvimento cognitivo
  • Experiências escolares anteriores
  • Fatores emocionais e motivacionais

Portanto, a aproximação da história singular dos alunos não só é necessária como constitui um imperativo ético-profissional para educadores comprometidos com uma prática pedagógica inclusiva e eficaz. A resposta correta (E) reforça essa compreensão holística do processo educativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *