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Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem. Nesta concepção, o professor é aquele que

Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.

Nesta concepção, o professor é aquele que

Resposta:

A alternativa correta é D)

Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem destacam a importância da Andragogia, uma teoria que coloca o adulto no centro do processo educativo, valorizando suas experiências, motivação e vontade de aprender. Nessa abordagem, as atividades devem ser planejadas de acordo com as necessidades, interesses e contextos de vida dos alunos, respeitando suas trajetórias individuais e diferenças nos processos de aprendizagem.

Dentro dessa concepção, o papel do professor se redefine. Ele não é mais um simples transmissor de conhecimentos, mas um facilitador que se envolve ativamente no cotidiano dos alunos adultos, promovendo uma relação de colaboração e investigação mútua. Essa postura contrasta com visões tradicionais em que o professor organiza rigidamente os saberes em disciplinas (alternativa A), impõe suas próprias experiências como superiores (alternativa B), pressiona os alunos a se adequarem a padrões sociais (alternativa C) ou reproduz métodos infantis descontextualizados (alternativa E).

A alternativa correta, portanto, é a D, que reflete o espírito da Andragogia: o professor como parceiro no processo de aprendizagem, reconhecendo o adulto como sujeito ativo e valorizando seus conhecimentos prévios. Essa abordagem favorece um aprendizado significativo, autônomo e conectado com a realidade do aluno, princípios essenciais na educação de adultos.

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