Henrique é pedagogo em uma instituição pública federal e está interessado em implementar um projeto de trabalho, junto aos funcionários que supervisiona, inspirado em uma perspectiva da pedagogia centrada em situações-problema, numa abordagem por competências. Para que o trabalho planejado possa de fato acontecer, será necessário que Henrique e os funcionários estabeleçam um novo contrato pedagógico, no qual caberá aos funcionários, prioritariamente, demonstrar as seguintes habilidades e competências
Henrique é pedagogo em uma instituição pública federal e está interessado em implementar um projeto de trabalho, junto aos funcionários que supervisiona, inspirado em uma perspectiva da pedagogia centrada em situações-problema, numa abordagem por competências. Para que o trabalho planejado possa de fato acontecer, será necessário que Henrique e os funcionários estabeleçam um novo contrato pedagógico, no qual caberá aos funcionários, prioritariamente, demonstrar as seguintes habilidades e competências
- A)ouvir orientações, cumprir ordens, seguir as regras do jogo, fazer anotações, expor suas ideias, fazer testes.
- B)receber ordens, escutar, tomar notas, fazer exercícios com aplicação, realizar testes, fazer pesquisas.
- C)prestar atenção às explicações, fazer anotações livres, responder perguntas, realizar tarefas de casa, receber críticas.
- D)comprometer-se, participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto, ensaiar, errar, expor suas dúvidas, explicar seus raciocínios, comunicar-se.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Henrique, pedagogo em uma instituição pública federal, busca implementar um projeto de trabalho inspirado na pedagogia centrada em situações-problema e na abordagem por competências. Para que essa iniciativa seja bem-sucedida, é fundamental estabelecer um novo contrato pedagógico entre ele e os funcionários que supervisiona.
Dentre as opções apresentadas, a alternativa D) é a que melhor reflete as habilidades e competências necessárias para um trabalho alinhado com essa perspectiva pedagógica. Isso porque:
- A abordagem por competências valoriza a participação ativa dos envolvidos no processo de aprendizagem
- A pedagogia de situações-problema requer engajamento coletivo na construção de soluções
- O desenvolvimento de competências exige comunicação aberta de dúvidas e raciocínios
- O trabalho colaborativo pressupõe disposição para errar e aprender com os erros
As demais alternativas (A, B e C) refletem uma postura mais passiva e tradicional, incompatível com a abordagem inovadora que Henrique pretende implementar. A alternativa D, ao contrário, evidencia o protagonismo dos funcionários no processo de aprendizagem, essencial para o sucesso do projeto.
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