Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere que um trabalho de projeto já esteja implantado na escola, fazendo parte da programação e sendo incorporado ao currículo. Sabe-se que a escola deseja avaliá-lo e reestruturá-lo. Conhecendo as várias formas de se compreender e realizar o trabalho de projeto e, ainda, considerando as suas dimensões, associe as colunas. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.(1) Análise da realidade (2) Projeção de finalidades(3) Formas de mediação ( ) avaliação. ( ) conteúdo. ( ) metodologia. ( ) recursos. ( ) registro. ( ) explicitação dos objetivos. ( ) análise de necessidade ou interesse. ( ) definição do problema ou da temática.

Considere que um trabalho de projeto já esteja implantado na escola, fazendo parte da programação e sendo
incorporado ao currículo. Sabe-se que a escola deseja avaliá-lo e reestruturá-lo. Conhecendo as várias formas de
se compreender e realizar o trabalho de projeto e, ainda, considerando as suas dimensões, associe as colunas. A
seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(1) Análise da realidade

(2) Projeção de finalidades

(3) Formas de mediação

( ) avaliação.

( ) conteúdo.

( ) metodologia.

( ) recursos.

( ) registro.

( ) explicitação dos objetivos.

( ) análise de necessidade ou interesse.

( ) definição do problema ou da temática.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O trabalho de projeto, quando já implantado em uma escola e incorporado ao currículo, exige uma avaliação contínua para garantir sua eficácia e alinhamento com os objetivos pedagógicos. Para isso, é fundamental compreender as diferentes dimensões envolvidas nesse processo e associá-las corretamente às etapas de análise, projeção e mediação.

A questão proposta apresenta três categorias principais: (1) Análise da realidade, (2) Projeção de finalidades e (3) Formas de mediação, que devem ser relacionadas com os elementos listados, como avaliação, conteúdo, metodologia, recursos, registro, explicitação dos objetivos, análise de necessidade ou interesse e definição do problema ou da temática.

Analisando as alternativas, a sequência correta é a letra D) 3 – 3 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 1, pois:

  • A avaliação, o conteúdo, a metodologia, os recursos e o registro estão relacionados às Formas de mediação (3), que envolvem a operacionalização e o acompanhamento do projeto.
  • A explicitação dos objetivos está ligada à Projeção de finalidades (2), pois define os rumos e metas do projeto.
  • A análise de necessidade ou interesse e a definição do problema ou da temática pertencem à Análise da realidade (1), já que são etapas iniciais de diagnóstico e contextualização.

Portanto, a alternativa D) é a correta, pois reflete a associação adequada entre as dimensões do trabalho de projeto e suas respectivas etapas, garantindo uma avaliação e reestruturação coerentes com a proposta pedagógica da escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *