Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

 Sobre os projetos nas escolas, analise as afirmativas a seguir. I. Os projetos que se organizam em torno de uma atividade pedagógica precisa, como, por exemplo, a montagem de um espetáculo em conjunto, a organização de uma jornada esportiva, a criação de oficinas abertas, a criação de um jornal; a cooperação é, então, o meio para realizar um empreendimento que ninguém tem a força ou a vontade de fazer sozinho; ela se encerra no momento em que o projeto é concluído. II. Os projetos cujos desafios são a própria cooperação e que não têm prazos precisos, já que visam a instaurar uma forma de atividade profissional interativa (Gather Thurler, 1996a) que se assemelha mais a um modo de vida e de trabalho do que a um desvio para alcançar um objetivo preciso. III. Os projetos são realizados e o professor domina suas implicações em termo de didática, avaliação e gestão de classe. IV. Essas escolhas de projetos são oferecidas a não ser que correspondam a caminhos diferentes para atingir o mesmo objetivo de formação. V. O projeto que cada aluno é capaz de alcançar os objetivos mínimos estabelecidos com a condição de individualizar seu percurso.  Marque a alternativa correta.

 Sobre os projetos nas escolas, analise as afirmativas
a seguir.

I. Os projetos que se organizam em torno de uma
atividade pedagógica precisa, como, por
exemplo, a montagem de um espetáculo em
conjunto, a organização de uma jornada
esportiva, a criação de oficinas abertas, a
criação de um jornal; a cooperação é, então, o
meio para realizar um empreendimento que
ninguém tem a força ou a vontade de fazer
sozinho; ela se encerra no momento em que o
projeto é concluído.

II. Os projetos cujos desafios são a própria
cooperação e que não têm prazos precisos, já
que visam a instaurar uma forma de atividade
profissional interativa (Gather Thurler, 1996a)
que se assemelha mais a um modo de vida e de
trabalho do que a um desvio para alcançar um
objetivo preciso.

III. Os projetos são realizados e o professor domina
suas implicações em termo de didática,
avaliação e gestão de classe.

IV. Essas escolhas de projetos são oferecidas a não
ser que correspondam a caminhos diferentes
para atingir o mesmo objetivo de formação.

V. O projeto que cada aluno é capaz de alcançar os
objetivos mínimos estabelecidos com a condição
de individualizar seu percurso.  

Marque a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é A)

Os projetos nas escolas podem ser analisados sob diferentes perspectivas, conforme demonstrado nas afirmativas apresentadas. A primeira afirmativa (I) descreve projetos pedagógicos estruturados em torno de uma atividade específica, como a montagem de um espetáculo ou a criação de um jornal, nos quais a cooperação é essencial para a realização do objetivo comum. Esses projetos têm um caráter temporário, encerrando-se quando a meta é alcançada.

Já a segunda afirmativa (II) aborda projetos que têm como foco principal a própria cooperação, sem prazos rígidos, pois buscam estabelecer uma dinâmica de trabalho colaborativo contínuo, mais próximo de um modo de vida profissional do que de uma tarefa pontual. Essa visão está alinhada com a ideia de que a cooperação pode se tornar uma prática permanente, e não apenas um recurso para atingir um fim específico.

As demais afirmativas (III, IV e V) trazem aspectos que, embora relevantes, não estão diretamente relacionadas à classificação dos projetos em termos de cooperação e temporalidade, como ocorre nas afirmativas I e II. Portanto, a alternativa correta é a A) I e II, pois são essas as afirmações que melhor representam os dois tipos distintos de projetos escolares baseados na cooperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *