Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em virtude da proximidade do período da Copa do Mundo, a equipe pedagógica de uma escola organizou um projeto com esse tema, e cada professor teve a tarefa de utilizar esse assunto em suas aulas. 0 professor de História planejou diversas atividades para os alunos como, por exemplo, divulgar cartazes informativos no corredor da escola durante a etapa de apresentação. Os alunos registraram que não gostaram de trabalhar por projetos. Após análise dessa situação fictícia e, de acordo com a ideia apresentada por Nogueira (2008), o motivo dos alunos não terem gostado de trabalhar por projetos pode ser explicado porque

Em virtude da proximidade do período da Copa do Mundo, a
equipe pedagógica de uma escola organizou um projeto com
esse tema, e cada professor teve a tarefa de utilizar esse
assunto em suas aulas. 0 professor de História planejou
diversas atividades para os alunos como, por exemplo,
divulgar cartazes informativos no corredor da escola durante
a etapa de apresentação. Os alunos registraram que não
gostaram de trabalhar por projetos. Após análise dessa
situação fictícia e, de acordo com a ideia apresentada por
Nogueira (2008), o motivo dos alunos não terem gostado de
trabalhar por projetos pode ser explicado porque

Resposta:

A alternativa correta é D)

O trabalho por projetos é uma metodologia ativa que busca engajar os alunos em atividades significativas, promovendo a aprendizagem por meio de temas relevantes. No entanto, quando esse método não parte de um interesse ou necessidade dos próprios estudantes, pode gerar desmotivação e resistência, como ocorreu no caso apresentado.

De acordo com Nogueira (2008), citado no texto, o sucesso de um projeto pedagógico depende fundamentalmente da conexão entre o tema proposto e os anseios dos alunos. Quando a atividade é imposta sem considerar suas expectativas e curiosidades naturais, perde-se o potencial motivador intrínseco ao trabalho por projetos.

No exemplo da Copa do Mundo, embora seja um assunto atual e relevante socialmente, a equipe pedagógica não considerou se esse tema realmente dialogava com os interesses imediatos dos estudantes. A opção D) aponta corretamente essa falha na concepção do projeto, destacando que o desinteresse dos alunos surgiu porque o tema não partiu de suas próprias necessidades de aprendizagem.

As demais alternativas, embora possam representar problemas reais em projetos pedagógicos, não explicam adequadamente a situação descrita. A questão central não foi falta de suporte docente (A), dedicação dos alunos (B), acompanhamento da equipe (C) ou autoavaliação do professor (E), mas sim a desconexão entre o tema proposto e os interesses reais dos estudantes.

Este caso ilustra a importância de envolver os alunos no planejamento de projetos educacionais, garantindo que as atividades tenham significado pessoal para eles, o que é essencial para o engajamento e aprendizagem efetiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *