O período de inserção das crianças pequenas nos espaços coletivos de socialização caracteriza-se como momentos especiais em que as crianças e as famílias se preparam para uma sensível mudança de espaço, tempo, relações; o convívio com adultos e crianças diferentes do contexto familiar se amplia. Assinale a alternativa que NÃO COMPLEMENTA a assertiva.
O período de inserção das crianças pequenas nos espaços coletivos de socialização caracteriza-se como momentos especiais em que as crianças e as famílias se preparam para uma sensível mudança de espaço, tempo, relações; o convívio com adultos e crianças diferentes do contexto familiar se amplia.
Assinale a alternativa que NÃO COMPLEMENTA a assertiva.
- A)A inserção deve ser um processo pensado sistematicamente e intencionalmente pelas instituições de educação infantil e construído a partir de estudos e pesquisas na área.
- B)As Diretrizes Curriculares Nacionais (2009) apontam para a obrigatoriedade da presença das famílias no período de inserção de seus filhos nos espaços coletivos de educação infantil, em todas as instituições do país.
- C)É condição essencial a participação dos familiares em todos os momentos previstos, para que a inserção aconteça com tranquilidade e segurança, e para que se estruture vínculos afetivos e efetivos entre a instituição e os familiares, aspecto relevante para todo o período em que a criança e sua família permaneçam na instituição.
- D)O planejamento para o período de inserção deve ser flexível quanto às rotinas e horários e, para esse período, é imprescindível a formação da equipe docente e técnica, aprofundando- se em estudos relacionados ao desenvolvimento infantil.
- E)Os pais e mães devem receber atenção especial no período de inserção de seus filhos, para ganharem confiança e familiaridade com a creche e pré-escola.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O período de inserção das crianças pequenas nos espaços coletivos de socialização é um momento marcante tanto para os pequenos quanto para suas famílias. Trata-se de uma transição delicada, em que novos vínculos são estabelecidos e a criança passa a conviver com adultos e outras crianças fora do ambiente familiar. Para que esse processo ocorra de forma harmoniosa, é fundamental que as instituições de educação infantil adotem estratégias bem planejadas e acolhedoras.
Entre as alternativas apresentadas, a que NÃO COMPLEMENTA a assertiva inicial é a opção B. Isso porque as Diretrizes Curriculares Nacionais (2009) não estabelecem uma obrigatoriedade universal da presença das famílias durante o período de inserção em todas as instituições do país. Embora a participação dos familiares seja altamente recomendada e considerada benéfica, não se trata de uma exigência legal absoluta, como a alternativa sugere.
As demais alternativas apresentam princípios corretos e relevantes para um processo de inserção adequado: a necessidade de um planejamento intencional (A), a importância da participação familiar (C), a flexibilidade e formação da equipe (D) e o acolhimento especial aos pais (E). Esses elementos são fundamentais para garantir uma adaptação tranquila e a construção de relações de confiança entre família e instituição.
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