A frequência a creches e pré-escola é considerada, pelo UNICEF, um dos fatores para medir ou avaliar a situação da infância (IDI – Índice de Desenvolvimento Infantil). Para essa organização internacional, a Educação Infantil é reconhecida como um espaço de promoção do desenvolvimento infantil e, consequentemente, de garantia dos direitos da criança. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo. I. É esperado que esse espaço possa assegurar a proteção (aos maus-tratos, à violência dos adultos, à discriminação), a provisão (alimentação, assistência, cuidados com a saúde e a própria educação) e a participação da criança (socialização, inserção na cultura e exercício da cidadania) como sujeito de direitos. II. As políticas públicas para a infância brasileira preveem recursos generosos para a implantação e manutenção de instituições de Educação Infantil, garantindo o direito das crianças e famílias. III. São as famílias pobres as mais necessitadas das instituições de Educação Infantil, não porque as famílias seriam incapazes, mas porque há uma dívida da sociedade brasileira exigindo essa priorização. IV. O pertencimento da educação infantil ao sistema educacional no Brasil implicou a universalização do atendimento a toda a população de crianças de zero a cinco anos. V. A situação da educação infantil brasileira aponta para importantes mudanças na última década, apresentando desafios que parecem se desdobrar à medida que uma nova consciência da educação infantil se dissemina na sociedade. Assinale a alternativa CORRETA.
A frequência a creches e pré-escola é considerada, pelo UNICEF, um dos fatores para medir ou avaliar a situação da infância (IDI – Índice de Desenvolvimento Infantil). Para essa organização internacional, a Educação Infantil é reconhecida como um espaço de promoção do desenvolvimento infantil e, consequentemente, de garantia dos direitos da criança. Com relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo.
I. É esperado que esse espaço possa assegurar a proteção (aos maus-tratos, à violência dos adultos, à discriminação), a provisão (alimentação, assistência, cuidados com a saúde e a própria educação) e a participação da criança (socialização, inserção na cultura e exercício da cidadania) como sujeito de direitos.
II. As políticas públicas para a infância brasileira preveem recursos generosos para a implantação e manutenção de instituições de Educação Infantil, garantindo o direito das crianças e famílias.
III. São as famílias pobres as mais necessitadas das instituições de Educação Infantil, não porque as famílias seriam incapazes, mas porque há uma dívida da sociedade brasileira exigindo essa priorização.
IV. O pertencimento da educação infantil ao sistema educacional no Brasil implicou a universalização do atendimento a toda a população de crianças de zero a cinco anos.
V. A situação da educação infantil brasileira aponta para importantes mudanças na última década, apresentando desafios que parecem se desdobrar à medida que uma nova consciência da educação infantil se dissemina na sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I e V estão corretas.
- B)Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas III e V estão corretas.
- D)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
- E)As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A frequência a creches e pré-escolas é um indicador fundamental para avaliar o desenvolvimento infantil, conforme destacado pelo UNICEF. Esse espaço é essencial não apenas para a educação, mas também para a proteção, provisão de cuidados básicos e participação social das crianças. Diante disso, analisemos as afirmativas apresentadas:
Afirmativa I: Correta. A Educação Infantil deve, de fato, assegurar proteção contra violência e discriminação, oferecer alimentação, saúde e educação, além de promover a socialização e cidadania das crianças, conforme os direitos infantis.
Afirmativa II: Incorreta. Apesar da importância da Educação Infantil, as políticas públicas no Brasil ainda não garantem recursos suficientes para universalizar o acesso com qualidade, evidenciando lacunas no financiamento e na implementação.
Afirmativa III: Incorreta. Embora famílias pobres sejam prioritárias devido às desigualdades sociais, a afirmação simplifica a questão. A necessidade de creches e pré-escolas é universal, e a responsabilidade não se limita a uma "dívida histórica", mas a um direito de todas as crianças.
Afirmativa IV: Incorreta. A inclusão da Educação Infantil no sistema educacional brasileiro foi um avanço, mas a universalização do atendimento para crianças de 0 a 5 anos ainda não foi alcançada, especialmente na faixa etária de 0 a 3 anos.
Afirmativa V: Correta. A última década trouxe progressos, como a ampliação de vagas e a maior valorização da etapa, mas persistem desafios estruturais, como a qualificação de profissionais e a garantia de padrões de qualidade.
Portanto, apenas as afirmativas I e V estão corretas, correspondendo à alternativa A. A Educação Infantil é um direito fundamental, e seu fortalecimento exige investimentos contínuos e uma visão integral sobre o desenvolvimento das crianças.
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