No que se refere ao estudo do desenvolvimento humano na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:I. O estudo do desenvolvimento humano tem sido alvo de grande interesse dos estudiosos e educadores, já que o conhecimento dos processos de desenvolvimento encontra-se no âmago da educação. Acredita-se que, sem um profundo conhecimento dos aspectos do desenvolvimento do comportamento humano, os educadores podem apenas supor técnicas educacionais apropriadas, sem que estejam incorporadas experiências de aprendizado, não só ligadas à idade cronológica, mas também, aos níveis de desenvolvimento dos indivíduos que estão sendo ensinados.II. O desenvolvimento humano deve ser estudado a partir de um ponto de vista estanque, isto é, totalmente separado, dissociado, ora em esferas (cognitiva, afetiva e psicomotora), ora em comportamentos relacionados à idade (neonatal, infância, adolescência, idade adulta, meia idade, velhice), onde uma esfera não tem nenhuma relação com a outra.III. Vários estudiosos partem da premissa que o desenvolvimento é contínuo e permanente, o seja, inicia-se na concepção e encerra-se com a morte, dado que inclui todos os aspectos do comportamento humano. Desde o momento da concepção, o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização, um calendário maturativo e evolutivo, uma porta aberta à interação e à estimulação. Entre o nascimento e a idade adulta se produzem no organismo humano, profundas modificações e as possibilidades motoras da criança evoluem amplamente de acordo com sua idade e se manifestam de formas variadas, completas e complexas. IV. Já que o movimento é o meio de expressão fundamental da criança na Educação Infantil, os educadores tem a obrigatoriedade de compreender esse movimento que vai além do olhar biológico ou fisiológico, porque o corpo que corre, que transpira, que cresce, é o mesmo que sente, conhece e se expressa. Assinale a alternativa correta:
No que se refere ao estudo do desenvolvimento humano na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
I. O estudo do desenvolvimento humano tem sido alvo de grande interesse dos estudiosos e educadores, já que o conhecimento dos processos de desenvolvimento encontra-se no âmago da educação. Acredita-se que, sem um profundo conhecimento dos aspectos do desenvolvimento do comportamento humano, os educadores podem apenas supor técnicas educacionais apropriadas, sem que estejam incorporadas experiências de aprendizado, não só ligadas à idade cronológica, mas também, aos níveis de desenvolvimento dos indivíduos que estão sendo ensinados.
II. O desenvolvimento humano deve ser estudado a partir de um ponto de vista estanque, isto é, totalmente separado, dissociado, ora em esferas (cognitiva, afetiva e psicomotora), ora em comportamentos relacionados à idade (neonatal, infância, adolescência, idade adulta, meia idade, velhice), onde uma esfera não tem nenhuma relação com a outra.
III. Vários estudiosos partem da premissa que o desenvolvimento é contínuo e permanente, o seja, inicia-se na concepção e encerra-se com a morte, dado que inclui todos os aspectos do comportamento humano. Desde o momento da concepção, o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização, um calendário maturativo e evolutivo, uma porta aberta à interação e à estimulação. Entre o nascimento e a idade adulta se produzem no organismo humano, profundas modificações e as possibilidades motoras da criança evoluem amplamente de acordo com sua idade e se manifestam de formas variadas, completas e complexas.
IV. Já que o movimento é o meio de expressão fundamental da criança na Educação Infantil, os educadores tem a obrigatoriedade de compreender esse movimento que vai além do olhar biológico ou fisiológico, porque o corpo que corre, que transpira, que cresce, é o mesmo que sente, conhece e se expressa.
Assinale a alternativa correta:
- A)Somente a afirmativa II é verdadeira.
- B)Nenhuma alternativa é verdadeira.
- C)Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
- D)As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No contexto do desenvolvimento humano na Educação Infantil, as afirmativas apresentadas oferecem perspectivas distintas sobre o tema. A análise a seguir demonstra por que a alternativa correta é a C) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
A afirmativa I destaca a importância do estudo do desenvolvimento humano para a prática educacional, ressaltando que o conhecimento dos processos de desenvolvimento é essencial para a elaboração de técnicas pedagógicas adequadas. Essa visão é correta, pois a educação deve considerar não apenas a idade cronológica, mas também os níveis de desenvolvimento individual, garantindo experiências de aprendizagem significativas.
A afirmativa II, por outro lado, propõe uma abordagem estanque do desenvolvimento, separando-o em esferas isoladas (cognitiva, afetiva e psicomotora) ou em fases etárias sem relação entre si. Essa perspectiva é equivocada, pois o desenvolvimento humano é integrado e multidimensional, com interações constantes entre suas diferentes dimensões. Portanto, essa afirmativa é falsa.
A afirmativa III reforça a ideia de que o desenvolvimento é um processo contínuo, desde a concepção até a morte, abrangendo todos os aspectos do comportamento humano. Essa visão está alinhada com as teorias contemporâneas, que entendem o desenvolvimento como dinâmico e influenciado por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Assim, essa afirmativa é verdadeira.
Por fim, a afirmativa IV ressalta a importância do movimento como forma de expressão infantil, indo além de uma visão puramente biológica. Ela reconhece que o corpo da criança é também um veículo de emoção, cognição e comunicação, o que é fundamental para a prática pedagógica na Educação Infantil. Dessa forma, essa afirmativa também é verdadeira.
Em síntese, as afirmativas I, III e IV apresentam concepções coerentes com os estudos atuais sobre desenvolvimento humano, enquanto a afirmativa II apresenta uma visão ultrapassada e fragmentada. Portanto, a alternativa correta é a C).
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