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Sobre a construção da concepção de infância numa perspectiva histórica, analise as afirmativas a seguir:I. Na Idade Antiga, foram criados novos modelos educacionais que vieram ao encontro de como a sociedade europeia se desenvolvia. O desenvolvimento científico, o crescimento comercial e as atividades artísticas presentes no período Renascentista contribuíram para a existência de novas visões sobre a criança e sobre como ela deveria ser educada.II. As crianças da Idade Média eram vistas como adultas, como uma fase ruim, que anteciparia a fase da responsabilidade (adulta). Então, por muitas vezes elas eram afastadas de seus pais e a aprendizagem se dava pela convivência com adultos. A transmissão de valores e dos conhecimentos, e de modo mais geral, a socialização da criança, não era, portanto, nem asseguradas nem controladas pela família. A criança aprendia as coisas que devia saber ajudando os adultos a fazê-la.III. A partir do século XVII acontece uma grande mudança e a escola passa a substituir a aprendizagem como meio de educação, ou seja, a partir desse momento, as crianças têm seu próprio local, deixando de ser misturadas como os adultos e também de aprender diretamente em contato com eles. As crianças eram separadas dos adultos, ficavam presas, numa espécie de quarentena, para depois serem largadas no mundo. Essa quarentena chegou à escola, sendo um tempo marcado por um enclausuramento das crianças (como dos loucos, dos pobres e das prostitutas) que se estenderia até os dias de hoje, chamada de escolarização.IV. Um novo tempo surge sobre a ideia de educação infantil na Europa, iniciando-se uma fase avançada da Idade Moderna, com o crescimento da urbanização e a transformação da família patriarcal em nuclear. A Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnicista e científico originados do crescimento comercial vivido naquele período da Europa Ocidental, fez com que se formulassem novas ideias de um pensamento pedagógico para esse novo tempo. A discussão sobre a escolaridade obrigatória, que se fez mais presente em diversos países da Europa nos séculos XVIII e XIX, ressaltou sobre a necessidade da educação para o desenvolvimento social. A criança a partir daí, passou a ser vista como um sujeito de necessidades e objeto de expectativas e cuidados, fazendo parte de um período de preparação para o ingresso na vida adulta, o que faz da escola (para aqueles que tinham a oportunidade de frequentar) um instrumento fundamental. Assinale a alternativa correta:

Sobre a construção da concepção de infância numa perspectiva histórica, analise as afirmativas a seguir:

I. Na Idade Antiga, foram criados novos modelos educacionais que vieram ao encontro de como a sociedade europeia se desenvolvia. O desenvolvimento científico, o crescimento comercial e as atividades artísticas presentes no período Renascentista contribuíram para a existência de novas visões sobre a criança e sobre como ela deveria ser educada.

II. As crianças da Idade Média eram vistas como adultas, como uma fase ruim, que anteciparia a fase da responsabilidade (adulta). Então, por muitas vezes elas eram afastadas de seus pais e a aprendizagem se dava pela convivência com adultos. A transmissão de valores e dos conhecimentos, e de modo mais geral, a socialização da criança, não era, portanto, nem asseguradas nem controladas pela família. A criança aprendia as coisas que devia saber ajudando os adultos a fazê-la.

III. A partir do século XVII acontece uma grande mudança e a escola passa a substituir a aprendizagem como meio de educação, ou seja, a partir desse momento, as crianças têm seu próprio local, deixando de ser misturadas como os adultos e também de aprender diretamente em contato com eles. As crianças eram separadas dos adultos, ficavam presas, numa espécie de quarentena, para depois serem largadas no mundo. Essa quarentena chegou à escola, sendo um tempo marcado por um enclausuramento das crianças (como dos loucos, dos pobres e das prostitutas) que se estenderia até os dias de hoje, chamada de escolarização.

IV. Um novo tempo surge sobre a ideia de educação infantil na Europa, iniciando-se uma fase avançada da Idade Moderna, com o crescimento da urbanização e a transformação da família patriarcal em nuclear. A Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnicista e científico originados do crescimento comercial vivido naquele período da Europa Ocidental, fez com que se formulassem novas ideias de um pensamento pedagógico para esse novo tempo. A discussão sobre a escolaridade obrigatória, que se fez mais presente em diversos países da Europa nos séculos XVIII e XIX, ressaltou sobre a necessidade da educação para o desenvolvimento social. A criança a partir daí, passou a ser vista como um sujeito de necessidades e objeto de expectativas e cuidados, fazendo parte de um período de preparação para o ingresso na vida adulta, o que faz da escola (para aqueles que tinham a oportunidade de frequentar) um instrumento fundamental.

Assinale a alternativa correta:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O estudo histórico da concepção de infância revela transformações profundas na maneira como as sociedades entenderam e educaram suas crianças. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar que as opções II, III e IV estão corretas, conforme o gabarito indicado (alternativa D).

A afirmativa I, que relaciona a Idade Antiga com modelos educacionais influenciados pelo Renascimento, apresenta uma incoerência cronológica, pois o Renascimento é um fenômeno da Idade Moderna, não da Antiguidade. Portanto, essa afirmação não pode ser considerada verdadeira.

Já a afirmativa II descreve com precisão a visão medieval da infância, onde as crianças eram tratadas como "adultos em miniatura", inseridas precocemente no mundo do trabalho e da vida adulta, sem uma educação formal ou atenção especializada por parte da família.

A afirmativa III aborda a importante transição ocorrida no século XVII, quando a escola começou a se consolidar como instituição específica para a educação infantil, marcando o início do processo de separação entre o mundo adulto e o infantil - um fenômeno que Philippe Ariès denominou como "invenção da infância".

Por fim, a afirmativa IV corretamente relaciona as transformações da Idade Moderna - urbanização, mudanças na estrutura familiar e a Revolução Industrial - com o surgimento de novas concepções pedagógicas e a valorização da educação formal como preparação para a vida adulta, consolidando a escola como instituição fundamental no desenvolvimento infantil.

Essa análise histórica demonstra como a concepção de infância é uma construção social que evoluiu junto com as transformações econômicas, culturais e familiares das sociedades ocidentais.

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