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Os direitos da criança constituem hoje o paradigma para o relacionamento social e político com as infâncias do país. A Constituição de 1988, no Art. 227, declara que “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá‐los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. (…) Com base nesse paradigma, a proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve ter como objetivo principal promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade garantindo a cada uma delas o acesso a processos de construção de conhecimentos e a aprendizagem de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. De acordo com o exposto, é necessário algumas condições para a organização curricular das instituições de educação infantil, EXCETO:

Os direitos da criança constituem hoje o paradigma para o relacionamento social e político com as infâncias do país. A Constituição de 1988, no Art. 227, declara que “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá‐los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. (…) Com base nesse paradigma, a proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve ter como objetivo principal promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade garantindo a cada uma delas o acesso a processos de construção de conhecimentos e a aprendizagem de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. De acordo com o exposto, é necessário algumas condições para a organização curricular das instituições de educação infantil, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O texto apresentado aborda os direitos fundamentais das crianças, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, destacando a importância de uma educação infantil que promova o desenvolvimento integral e garanta acesso a conhecimentos, proteção e convivência social. A proposta pedagógica deve assegurar condições adequadas para a organização curricular, com exceção de uma das alternativas listadas.

Analisando as opções, percebe-se que a alternativa D) destoa das demais por propor uma fragmentação das experiências infantis, contrariando o princípio de integralidade defendido no texto. Enquanto as outras alternativas reforçam a proteção dos direitos, a reflexão sobre discriminações e a qualidade educativa, a opção D) sugere um enfoque individualista e desconectado do grupo, o que vai contra a ideia de convivência e interação social presente no paradigma dos direitos da criança.

Portanto, o gabarito correto é D), pois essa alternativa apresenta uma visão que não se alinha com os princípios de desenvolvimento integral e coletivo defendidos no texto.

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