A visão de criança como sujeito do processo de educação significa que a criança é:
A visão de criança como sujeito do processo de educação
significa que a criança é:
- A)incompleta, a ser moldada pelos processos educacionais de acordo com a sociedade em que está inserida.
- B)ser humano na fase da infância, que vai se desenvolver do nascimento à puberdade através da Educação.
- C)sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas.
- D)pequena e indefesa, que deve apenas ser protegida das mazelas sociais e políticas de seu tempo.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A visão da criança como sujeito do processo de educação representa uma mudança paradigmática na forma como compreendemos a infância e seu papel no desenvolvimento humano. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor sintetiza essa concepção contemporânea, ao afirmar que a criança é um "sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas".
Essa perspectiva rompe com visões tradicionais que enxergavam a criança como mero receptáculo de conhecimentos (alternativa A) ou como ser passivo que apenas precisa de proteção (alternativa D). Também vai além da concepção biológica da alternativa B), que reduz o desenvolvimento infantil a um processo linear e naturalizado.
A abordagem correta reconhece a criança como:
- Ativa no processo de construção do conhecimento
- Capaz de interagir e transformar seu meio
- Detentora de direitos específicos
- Produtora de cultura
Essa visão está alinhada com os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) e com as diretrizes da Educação Infantil no Brasil, que enfatizam a criança como centro do processo educativo, valorizando suas experiências, vivências e potencialidades.
Portanto, a alternativa C) representa a compreensão mais atual e completa sobre a criança no contexto educacional, superando visões reducionistas e destacando sua condição de sujeito social ativo.
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