“Respeitar a criança não é limitar suas oportunidades de descoberta, é conhecê-la verdadeiramente para proporcionar-lhe experiências de vida ricas e desafiadoras, é procurar não fazer por ela, auxiliando-a a encontrar meios de fazer o que quer, é deixá-la ser criança” (HOFFMANN; SILVA, 1995, p. 14).De acordo com a citação acima, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o aspecto mais visado pela ação educativa segundo a concepção descrita por Hoffmann e Silva.
“Respeitar a criança não é limitar suas oportunidades de descoberta, é conhecê-la
verdadeiramente para proporcionar-lhe experiências de vida ricas e desafiadoras, é procurar não
fazer por ela, auxiliando-a a encontrar meios de fazer o que quer, é deixá-la ser criança”
(HOFFMANN; SILVA, 1995, p. 14).
De acordo com a citação acima, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o
aspecto mais visado pela ação educativa segundo a concepção descrita por Hoffmann e Silva.
- A)Tornar as crianças cada vez mais dependentes em relação aos adultos.
- B)Tornar a criança mais comedida, auxiliando-a a controlar seus impulsos e sua curiosidade.
- C)Encorajar as crianças a solicitarem auxílio e mediação para resolver conflitos que ocorram entre elas.
- D)Encorajar as crianças a ter confiança para expressar suas ideias com convicção.
- E)Estimular as crianças a reproduzir as ideias já construídas sobre as coisas e o mundo.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O trecho citado de Hoffmann e Silva (1995) destaca a importância de respeitar a criança como um ser ativo e curioso, capaz de construir seu próprio conhecimento a partir de experiências desafiadoras e significativas. A concepção educativa apresentada valoriza a autonomia, a expressão e a confiança da criança em suas capacidades, em vez de limitá-la ou torná-la dependente do adulto.
Analisando as alternativas, a opção D) é a que melhor se alinha com essa perspectiva, pois enfatiza o encorajamento da criança para expressar suas ideias com convicção, refletindo um ambiente educacional que promove a liberdade de pensamento e a autoconfiança. As demais alternativas contrariam os princípios defendidos no texto: A) incentiva a dependência, B) sugere repressão da curiosidade, C) centraliza a mediação adulta em conflitos e E) prioriza a reprodução de ideias em vez da construção autônoma.
Portanto, a ação educativa descrita por Hoffmann e Silva tem como foco principal estimular a criança a ser protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo segurança para se expressar e interagir com o mundo de forma crítica e criativa.
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