Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Respeitar a criança não é limitar suas oportunidades de descoberta, é conhecê-la verdadeiramente para proporcionar-lhe experiências de vida ricas e desafiadoras, é procurar não fazer por ela, auxiliando-a a encontrar meios de fazer o que quer, é deixá-la ser criança” (HOFFMANN; SILVA, 1995, p. 14).De acordo com a citação acima, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o aspecto mais visado pela ação educativa segundo a concepção descrita por Hoffmann e Silva.

“Respeitar a criança não é limitar suas oportunidades de descoberta, é conhecê-la
verdadeiramente para proporcionar-lhe experiências de vida ricas e desafiadoras, é procurar não
fazer por ela, auxiliando-a a encontrar meios de fazer o que quer, é deixá-la ser criança”
(HOFFMANN; SILVA, 1995, p. 14).

De acordo com a citação acima, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o
aspecto mais visado pela ação educativa segundo a concepção descrita por Hoffmann e Silva.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O trecho citado de Hoffmann e Silva (1995) destaca a importância de respeitar a criança como um ser ativo e curioso, capaz de construir seu próprio conhecimento a partir de experiências desafiadoras e significativas. A concepção educativa apresentada valoriza a autonomia, a expressão e a confiança da criança em suas capacidades, em vez de limitá-la ou torná-la dependente do adulto.

Analisando as alternativas, a opção D) é a que melhor se alinha com essa perspectiva, pois enfatiza o encorajamento da criança para expressar suas ideias com convicção, refletindo um ambiente educacional que promove a liberdade de pensamento e a autoconfiança. As demais alternativas contrariam os princípios defendidos no texto: A) incentiva a dependência, B) sugere repressão da curiosidade, C) centraliza a mediação adulta em conflitos e E) prioriza a reprodução de ideias em vez da construção autônoma.

Portanto, a ação educativa descrita por Hoffmann e Silva tem como foco principal estimular a criança a ser protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo segurança para se expressar e interagir com o mundo de forma crítica e criativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *