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Em seus estudos, acerca das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética: uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Na sequência elaborada por Piaget, os estágios de desenvolvimento do pensamento da criança são respectivamente:

Em seus estudos, acerca das concepções
infantis de tempo, espaço, causalidade física,
movimento e velocidade, Piaget criou um campo de
investigação que denominou epistemologia
genética: uma teoria do conhecimento centrada no
desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o
pensamento infantil passa por quatro estágios,
desde o nascimento até o início da adolescência,
quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Na sequência elaborada por Piaget, os estágios de
desenvolvimento do pensamento da criança são
respectivamente:

Resposta:

A alternativa correta é A)

O estudo do desenvolvimento cognitivo infantil, conforme proposto por Jean Piaget, é um dos pilares da psicologia do desenvolvimento. Sua teoria da epistemologia genética busca compreender como a criança constrói seu conhecimento a partir da interação com o ambiente, passando por estágios sequenciais e universais.

Piaget identificou quatro estágios principais no desenvolvimento do pensamento infantil. O primeiro é o estágio sensório-motor (0-2 anos), no qual a criança compreende o mundo por meio de ações físicas e percepções sensoriais. Segue-se o estágio pré-operatório (2-7 anos), marcado pelo desenvolvimento da linguagem e do pensamento simbólico, ainda limitado pelo egocentrismo.

O terceiro estágio é o operatório concreto (7-11 anos), quando a criança começa a realizar operações lógicas, mas ainda dependente de objetos concretos. Por fim, o estágio operatório formal (a partir dos 12 anos) representa o ápice do desenvolvimento, quando o adolescente passa a pensar de forma abstrata e hipotético-dedutiva.

Entre as alternativas apresentadas, a sequência correta é de fato a alternativa A: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. As demais alternativas apresentam erros conceituais, seja na ordem dos estágios, seja na inclusão de termos como assimilação e acomodação (que são processos cognitivos, não estágios de desenvolvimento).

A teoria piagetiana permanece fundamental para compreendermos como se dá a construção do conhecimento na infância, embora tenha recebido contribuições e críticas ao longo do tempo. Seu legado continua influenciando profundamente a educação e a psicologia do desenvolvimento.

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