A dimensão pedagógica da educação infantil reconhece a criança como sujeito:
reconhece a criança como sujeito:
- A)cultural.
- B)" vir a ser" .
- C)passivo.
- D)relativado.
- E)complexo.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A dimensão pedagógica da educação infantil reconhece a criança como um sujeito ativo e participativo dentro do processo de aprendizagem. Essa perspectiva vai além de uma visão reducionista, que enxerga a infância apenas como uma fase de preparação para a vida adulta (opção B), ou como um ser passivo (opção C), que apenas recebe informações sem interagir com o meio.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a A) cultural, pois a criança é entendida como um sujeito inserido em um contexto sociocultural, capaz de construir conhecimentos a partir de suas experiências e interações. Ela não é um ser isolado, mas sim parte de uma rede de significados e práticas que moldam seu desenvolvimento.
As demais opções não refletem adequadamente essa abordagem. A opção D ("relativado") não possui relação direta com o conceito de criança como sujeito, enquanto a E ("complexo"), embora possa ser considerado um aspecto relevante, não é o termo mais preciso para descrever a dimensão pedagógica em questão.
Portanto, a educação infantil deve valorizar a criança como um ser cultural, que traz consigo saberes, linguagens e formas de interpretar o mundo, contribuindo ativamente para o processo educativo.
Deixe um comentário