As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) destacam que a proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve cumprir sua função sociopolítica e pedagógica e para tanto, deverão garantir condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais. Para isso, é preciso, EXCETO:
Infantil (2010) destacam que a proposta pedagógica das
instituições de educação infantil deve cumprir sua função
sociopolítica e pedagógica e para tanto, deverão garantir
condições e recursos para que as crianças usufruam
seus direitos civis, humanos e sociais. Para isso, é
preciso, EXCETO:
- A)Possibilitar, tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
- B)Assumir de forma total a responsabilidade pela educação e o cuidado das crianças, em substituição à sua família.
- C)Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relação de dominação etária, sociopolítica, etnicorracial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
- D)Promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.
Resposta:
A alternativa correta é B)
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) estabelecem princípios fundamentais para a construção de uma proposta pedagógica que respeite os direitos das crianças e promova seu desenvolvimento integral. Entre as alternativas apresentadas, a única que não está alinhada com essas diretrizes é a opção B, que sugere a substituição do papel da família pela instituição de ensino.
A alternativa B se mostra incorreta porque as diretrizes enfatizam a importância da parceria entre família e escola, não a substituição do núcleo familiar. A educação infantil deve complementar, e não assumir totalmente, a responsabilidade pelo cuidado e educação das crianças. Essa visão está em consonância com o princípio de que a educação é um processo compartilhado entre família, escola e comunidade.
As demais alternativas apresentam propostas coerentes com as diretrizes: a alternativa A aborda a importância da convivência social e da ampliação de conhecimentos; a C destaca o compromisso com valores democráticos e o rompimento de relações de dominação; e a D enfatiza a promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Todas essas são orientações fundamentais para uma educação infantil de qualidade.
Portanto, a resposta correta é de fato a alternativa B, pois contraria o princípio de complementaridade entre família e escola que está presente nas diretrizes curriculares para a educação infantil.
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