Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Cesar Coll, revendo as investigações científicas sobre a importância da interação entre os alunos para a aprendizagem escolar, identifica como marco teórico de referência comum, a conexão entre interação e aprendizagem afirmando que a interação social

Cesar Coll, revendo as investigações científicas sobre a importância da interação entre os alunos para a aprendizagem escolar,
identifica como marco teórico de referência comum, a conexão entre interação e aprendizagem afirmando que a interação social

Resposta:

A alternativa correta é C)

O ensaio a seguir discute a importância da interação social no processo de aprendizagem escolar, com base nas investigações de Cesar Coll e o marco teórico que conecta interação e aprendizagem.

A interação entre alunos desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e na aquisição de conhecimentos. Conforme apontado por Cesar Coll, essa dinâmica social não apenas facilita a troca de informações, mas também estimula processos internos de reorganização mental.

A alternativa correta (C) destaca como a interação favorece o raciocínio lógico e a aprendizagem de conteúdos escolares através de um mecanismo específico: o surgimento de conflitos cognitivos seguido de sua superação. Esse processo reflete a perspectiva construtivista, onde o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído ativamente pelo aprendiz.

Quando os alunos interagem, especialmente em situações de aprendizagem cooperativa, eles são confrontados com diferentes perspectivas e pontos de vista. Esses momentos de dissonância cognitiva criam a necessidade de reavaliar e reestruturar o próprio pensamento, levando a uma compreensão mais profunda e significativa dos conteúdos.

O processo descrito na alternativa C vai além da simples socialização do conhecimento. Ele envolve uma transformação qualitativa nas estruturas mentais dos aprendizes, que precisam reconciliar diferentes pontos de vista e encontrar soluções para os conflitos conceituais que surgem durante a interação.

Esta visão ressalta a importância pedagógica de criar ambientes de aprendizagem que promovam a interação produtiva entre os alunos, onde o conflito cognitivo seja encarado não como obstáculo, mas como oportunidade para avanços no desenvolvimento intelectual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *