Uma professora de educação infantil, ao planejar as atividades para as crianças de zero a dois anos, deve saber que o elemento crucial do processo de aprendizagem é
para as crianças de zero a dois anos, deve saber
que o elemento crucial do processo de aprendizagem é
- A)o espaço para descansar e o tempo destinado para as atividades de higiene.
- B)a interação entre os adultos e as crianças e entre as próprias crianças.
- C)o brinquedo para as crianças se ocuparem durante a permanência na escola.
- D)a música ambiente agradável, para acalmar as crian ças durante as refeições.
- E)o espaço grande no pátio, para as crianças tomarem sol e se movimentarem.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Ao planejar atividades para crianças de zero a dois anos, a professora de educação infantil deve priorizar o elemento mais crucial para o desenvolvimento infantil: a interação. Estudos na área da pedagogia e psicologia do desenvolvimento reforçam que as trocas afetivas e comunicativas entre adultos e crianças, assim como entre as próprias crianças, constituem a base para a construção de conhecimentos, habilidades sociais e emocionais.
Embora aspectos como espaços adequados (alternativas A e E), brinquedos (C) e estímulos sensoriais como música (D) sejam componentes relevantes do ambiente educacional, eles funcionam como suportes secundários. O verdadeiro motor do aprendizado nessa fase está nas relações interpessoais, que promovem segurança, modelagem de comportamentos e a estruturação do pensamento por meio da mediação intencional do adulto.
Portanto, a alternativa correta é B) a interação entre os adultos e as crianças e entre as próprias crianças, pois reflete o princípio de que o desenvolvimento infantil é um processo socialmente construído, conforme defendido por teóricos como Vygotsky e Wallon.
Deixe um comentário