RECONHECIMENTO DE NÚMEROS As crianças sentam-se em frente a um flanelógrafo. Aprofessora coloca um número de feltro na lousa e chama umacriança para nomeá-lo. Se a criança acertar, a professora dá onúmero para a criança segurar. O jogo continua dessa maneira,e a criança que obtiver mais números será a vencedora.(Departamento de Desenvolvimento de Currículo, Conselho de Educação da Cidade de Nova York, 1970.)(Constance Kamii. Jogos em Grupo na Educação Infantil)De acordo com a concepção defendida por Kamii, a situação descrita
RECONHECIMENTO DE NÚMEROS
As crianças sentam-se em frente a um flanelógrafo. Aprofessora coloca um número de feltro na lousa e chama umacriança para nomeá-lo. Se a criança acertar, a professora dá onúmero para a criança segurar. O jogo continua dessa maneira,e a criança que obtiver mais números será a vencedora.
(Departamento de Desenvolvimento de Currículo, Conselho de Educação da Cidade de Nova York, 1970.)(Constance Kamii. Jogos em Grupo na Educação Infantil)
De acordo com a concepção defendida por Kamii, a situação descrita
- A)é um bom jogo, conforme os critérios definidos pela autora, pois tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades.
- B)não é um jogo, pois não permite que haja possibilidade de oposição de ações e, por conseguinte, que se elaborem estratégias.
- C)não é um bom jogo, pois não envolve os alunos em situações de canto ou dança, que apresentam papéis complementares,mas não opostos.
- D)é um bom jogo, segundo as características definidas pela autora, pois possui boa dose de competitividade,essencial na motivação da atividade.
- E)é um bom jogo, pois apresenta conteúdo significativo e desencadeador de processos de pensamento na criança.
Resposta:
A alternativa correta é B)
RECONHECIMENTO DE NÚMEROS
As crianças sentam-se em frente a um flanelógrafo. A professora coloca um número de feltro na lousa e chama uma criança para nomeá-lo. Se a criança acertar, a professora dá o número para a criança segurar. O jogo continua dessa maneira, e a criança que obtiver mais números será a vencedora.
(Departamento de Desenvolvimento de Currículo, Conselho de Educação da Cidade de Nova York, 1970.) (Constance Kamii. Jogos em Grupo na Educação Infantil)
De acordo com a concepção defendida por Kamii, a situação descrita
- A) é um bom jogo, conforme os critérios definidos pela autora, pois tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades.
- B) não é um jogo, pois não permite que haja possibilidade de oposição de ações e, por conseguinte, que se elaborem estratégias.
- C) não é um bom jogo, pois não envolve os alunos em situações de canto ou dança, que apresentam papéis complementares, mas não opostos.
- D) é um bom jogo, segundo as características definidas pela autora, pois possui boa dose de competitividade, essencial na motivação da atividade.
- E) é um bom jogo, pois apresenta conteúdo significativo e desencadeador de processos de pensamento na criança.
O gabarito correto é B).

Deixe um comentário