Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da escrita numérica, as pesquisas de Garcia e Ramires demonstram que esse grafismo, chamado pelas autoras de símbolos gráficos, é composto por quatro níveis de produção que correspondem a uma gênese de representação gráfica de quantidades e são evidenciados na escrita numérica espontânea da criança. No momento em que a criança já realiza tentativas de escrita numéricas, no entanto, ela usa a correspondência termo a termo para fazer essa representação. Isto é, se precisa informar que há 6 lápis sobre a mesa, escreve da seguinte forma: 1, 2, 3,4, 5 e 6 lápis, por exemplo. Tal momento corresponde ao nível:

A respeito da escrita numérica, as pesquisas de Garcia e Ramires demonstram que esse grafismo, chamado pelas autoras de símbolos gráficos, é composto por quatro níveis de produção que correspondem a uma gênese de representação gráfica de quantidades e são evidenciados na escrita numérica espontânea da criança. No momento em que a criança já realiza tentativas de escrita numéricas, no entanto, ela usa a correspondência termo a termo para fazer essa representação. Isto é, se precisa informar que há 6 lápis sobre a mesa, escreve da seguinte forma: 1, 2, 3,4, 5 e 6 lápis, por exemplo. Tal momento corresponde ao nível:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O estudo da escrita numérica infantil, conforme abordado por Garcia e Ramires, revela um processo evolutivo marcado por diferentes níveis de representação gráfica. As autoras identificam quatro estágios que refletem o desenvolvimento cognitivo da criança ao lidar com quantidades e sua expressão simbólica. No caso específico em que a criança utiliza a correspondência termo a termo para representar números – como escrever "1, 2, 3, 4, 5 e 6 lápis" para indicar a quantidade total –, evidencia-se o Nível III dessa trajetória.

Esse nível caracteriza-se pela tentativa de estabelecer uma relação direta entre cada objeto e um símbolo numérico, demonstrando um avanço em relação aos níveis anteriores (I e II), nos quais a criança ainda não compreende plenamente a função simbólica dos números ou os usa de forma não convencional. No Nível III, há um esforço claro de representação, mesmo que a estratégia adotada – a enumeração sequencial – não corresponda ainda à escrita numérica convencional (Nível IV). Portanto, a alternativa correta é C) Nível III, conforme indicado no gabarito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *