Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O mundo em que as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis. Desde muito pequenas as crianças interagem com o meio natural e social, aprendendo sobre ele, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações. No que se refere à construção do conhecimento em ciências pela criança, é INCORRETO afirmar que:

O mundo em que as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais
indissociáveis. Desde muito pequenas as crianças interagem com o meio natural e social, aprendendo sobre
ele, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações. No que se refere à construção do
conhecimento em ciências pela criança, é INCORRETO afirmar que:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A construção do conhecimento científico pelas crianças é um processo contínuo e complexo, que se inicia desde os primeiros anos de vida. O texto apresentado aborda as diferentes fases desse desenvolvimento, destacando como as crianças interagem com o mundo natural e social desde muito cedo. Dentre as alternativas apresentadas, a afirmação incorreta é a de que conteúdos de ciências sociais não devem ser trabalhados com crianças até 3 anos, pois elas não teriam conhecimentos prévios para compreendê-los.

Essa visão é equivocada porque subestima a capacidade das crianças pequenas de estabelecer relações e construir conhecimentos sobre o mundo social que as cerca. Mesmo antes dos 3 anos, as crianças já desenvolvem noções básicas sobre espaço, tempo, causalidade e relações sociais por meio de suas vivências cotidianas. O trabalho com temas sociais nessa fase não precisa ser formal ou abstrato, mas pode ocorrer por meio de situações concretas e significativas para a criança.

As demais alternativas apresentam concepções adequadas sobre o desenvolvimento infantil. A alternativa A descreve corretamente o pensamento pré-operatório característico da faixa etária entre 4 e 6 anos. A alternativa B aborda de forma precisa o estágio sensório-motor, enquanto a C apresenta uma visão ampla e pertinente sobre os objetivos do ensino de ciências na educação infantil.

Portanto, a resposta correta é realmente a alternativa D, pois ela apresenta uma limitação injustificada às possibilidades de aprendizagem das crianças pequenas, contrariando os princípios do desenvolvimento infantil e da educação científica na primeira infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *