Uma das finalidades de se trabalhar com a resolução de problemas na educação infantil é ampliar o conceito de problema e, como consequência, saber problematizar. Nesse sentido, a problematização também tem como objetivo estimular os alunos a refletirem sobre o que pensaram ou fizeram. Para Smole, trata-se do processo
problemas na educação infantil é ampliar o conceito de
problema e, como consequência, saber problematizar.
Nesse sentido, a problematização também tem como
objetivo estimular os alunos a refletirem sobre o que pensaram
ou fizeram. Para Smole, trata-se do processo
- A)transitivo.
- B)intrapessoal.
- C)participativo.
- D)metacognitivo.
- E)lógico-afetivo.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O processo de resolução de problemas na educação infantil vai além da simples busca por respostas corretas. Seu propósito principal é ampliar a compreensão do que constitui um problema, desenvolvendo nos alunos a capacidade de questionar e refletir sobre suas próprias ações e pensamentos. Essa abordagem, conforme destacado por Smole, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento metacognitivo.
A metacognição refere-se à consciência que o indivíduo tem sobre seus próprios processos cognitivos - como pensa, aprende e resolve problemas. No contexto educacional, essa habilidade permite que as crianças não apenas encontrem soluções, mas também compreendam como chegaram a elas, avaliando estratégias e identificando possíveis erros. Dessa forma, a alternativa D) metacognitivo é a que melhor descreve esse processo de reflexão sobre o próprio pensamento.
Embora as outras alternativas apresentem conceitos relevantes para a educação - como aspectos transitivos, intrapessoais, participativos ou lógico-afetivos - nenhuma delas captura com tanta precisão a essência da problematização como ferramenta para desenvolver a autorreflexão e o autoconhecimento cognitivo, características centrais da metacognição.
Deixe um comentário