Para Vygotsky, o aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças começam a estudar aritmética na escola, mas muito antes elas tiveram alguma experiência com quantidade, já lidaram com operações de divisão, adição, subtração e determinação de tamanho. Segundo Vygotsky, o
antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação
de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola
tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças
começam a estudar aritmética na escola, mas muito
antes elas tiveram alguma experiência com quantidade,
já lidaram com operações de divisão, adição, subtração e
determinação de tamanho. Segundo Vygotsky, o
- A)desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.
- B)aprendizado é considerado um processo puramente externo, não envolvido com o desenvolvimento.
- C)aprendizado utiliza os avanços do desenvolvimento.
- D)desenvolvimento da criança ocorre por si mesmo, sem influência do aprendizado escolar.
- E)aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.
Resposta:
A alternativa correta é E)
Para Vygotsky, o aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças começam a estudar aritmética na escola, mas muito antes elas tiveram alguma experiência com quantidade, já lidaram com operações de divisão, adição, subtração e determinação de tamanho. Segundo Vygotsky, o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.
Essa perspectiva vygotskiana destaca a importância das interações sociais e culturais no processo de desenvolvimento cognitivo. A criança não é um ser isolado que aprende apenas por meio de estímulos internos, mas sim um sujeito ativo que constrói conhecimento a partir de suas vivências e trocas com o meio. Dessa forma, o aprendizado não é um processo meramente externo ou independente do desenvolvimento, como sugerem algumas das alternativas apresentadas.
A resposta correta é a alternativa E), pois ela sintetiza a ideia central de Vygotsky: desde o nascimento, o aprendizado e o desenvolvimento caminham juntos, influenciando-se mutuamente. A escola, portanto, não é o ponto de partida, mas sim um espaço que amplia e organiza as experiências já vividas pela criança em seu contexto social.
Deixe um comentário