De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 5/2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil o currículo é concebido como:
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 5/2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil o currículo é concebido como:
- A)Conjunto de práticas que devem buscar, a partir de atividades intencionais pensadas pelo educador, em momentos de ações, ora estruturadas, ora espontâneas e livres, a interação entre as diversas áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo assim com o provimento de conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores.
- B)Conjunto de práticas de educação e cuidados, que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e divisível.
- C)Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
- D)Conjunto de práticas que devem reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprios, com os demais e o próprio ambiente de maneira articulada e gradual.
Resposta:
A alternativa correta é C)
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 5/2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, o currículo é definido como um conjunto de práticas que visam promover o desenvolvimento integral das crianças. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a C), que descreve o currículo como:
"Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade."
Essa definição reflete a abordagem holística da Educação Infantil, que valoriza não apenas os aspectos cognitivos, mas também a integração das vivências das crianças com o mundo ao seu redor. A Resolução enfatiza a importância de conectar os saberes infantis aos conhecimentos socialmente construídos, garantindo assim uma formação mais ampla e significativa.
As demais alternativas, embora apresentem elementos relevantes, não contemplam de forma completa a visão expressa na Resolução. A opção C) destaca a articulação entre experiências individuais e o patrimônio coletivo, alinhando-se ao propósito de uma educação que respeita a criança em sua totalidade e promove seu desenvolvimento em todas as dimensões.
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