Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as assertivas sobre a construção dos conhecimentos científicos pela criança e assinale a alternativa correta. I- A ciência, como constructo intelectual, promove o desenvolvimento infantil e contribui significativamente para o desenvolvimento de outras áreas, como a da linguagem e da matemática. II- As idéias das crianças sobre o mundo que as rodeia são construídas durante os primeiros anos de escolarização, não ensinar Ciências às crianças pode privá-las de um contato mais sistematizado com a realidade. III- Trabalhar as descobertas e os conhecimentos científicos com as crianças, de forma individualizada, evidencia que sua construção ocorre em um processo conjunto, envolvendo alunos, professor e outros possíveis sujeitos. IV- Cabe ao professor, no contexto escolar, fazer conexões entre os conhecimentos prévios das crianças (conceitos cotidianos) e os conteúdos a serem explorados nos seus diferentes graus de complexidades (conceitos científicos).

Analise as assertivas sobre a construção dos conhecimentos
científicos pela criança e assinale a alternativa correta.

I- A ciência, como constructo intelectual, promove o
desenvolvimento infantil e contribui significativamente para o
desenvolvimento de outras áreas, como a da linguagem e da
matemática.

II- As idéias das crianças sobre o mundo que as rodeia são
construídas durante os primeiros anos de escolarização, não
ensinar Ciências às crianças pode privá-las de um contato mais
sistematizado com a realidade.

III- Trabalhar as descobertas e os conhecimentos científicos com
as crianças, de forma individualizada, evidencia que sua
construção ocorre em um processo conjunto, envolvendo
alunos, professor e outros possíveis sujeitos.

IV- Cabe ao professor, no contexto escolar, fazer conexões entre
os conhecimentos prévios das crianças (conceitos cotidianos) e
os conteúdos a serem explorados nos seus diferentes graus de
complexidades (conceitos científicos).

Resposta:

A alternativa correta é B)

A construção do conhecimento científico na infância é um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. As assertivas apresentadas abordam diferentes aspectos desse processo, destacando a importância da ciência na formação infantil e o papel do ensino nessa construção.

A primeira assertiva (I) está correta, pois a ciência, como constructo intelectual, de fato contribui para o desenvolvimento infantil e estimula outras áreas do conhecimento, como linguagem e matemática, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar.

A segunda assertiva (II) também está correta, uma vez que as ideias das crianças sobre o mundo começam a se estruturar nos primeiros anos escolares. A ausência do ensino de Ciências pode limitar seu contato com explicações sistematizadas sobre a realidade, prejudicando sua compreensão do mundo.

A terceira assertiva (III) está incorreta, pois o texto sugere que o trabalho com conhecimentos científicos deve ser individualizado, enquanto a construção do conhecimento ocorre de forma coletiva, envolvendo alunos, professores e outros atores. O processo de aprendizagem científica é social e colaborativo, não restrito a uma abordagem individual.

Por fim, a quarta assertiva (IV) está correta, pois o professor tem o papel essencial de mediar a conexão entre os conceitos cotidianos das crianças e os conceitos científicos, facilitando a transição do conhecimento espontâneo para o conhecimento sistematizado.

Portanto, a alternativa correta é B) Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV, pois a assertiva III apresenta uma visão equivocada sobre a construção do conhecimento científico na infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *