Leia as duas asserções sobre a construção dos conhecimentos matemáticos pela criança e observe a relação entre elas. Para desenvolver os conceitos geométricos, as atividades lúdicas permitem à criança interagir com o meio, bem como se socializar com outras crianças, promovendo assim não somente o desenvolvimento cognitivo, como também a socialização. POIS Brincar e realizar atividades concretas faz com que as crianças, ao manipularem os materiais, consigam construir suas aprendizagens com significação e apreendam os conceitos geométricos na interação com os outros.
Leia as duas asserções sobre a construção dos conhecimentos
matemáticos pela criança e observe a relação entre elas.
Para desenvolver os conceitos geométricos, as atividades
lúdicas permitem à criança interagir com o meio, bem como se
socializar com outras crianças, promovendo assim não somente
o desenvolvimento cognitivo, como também a socialização.
POIS
Brincar e realizar atividades concretas faz com que as crianças,
ao manipularem os materiais, consigam construir suas
aprendizagens com significação e apreendam os conceitos
geométricos na interação com os outros.
- A)A primeira é uma asserção falsa, e a segunda é verdadeira.
- B)A primeira é uma asserção verdadeira, e a segunda é falsa.
- C)As duas são asserções falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
- D)As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
- E)As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O desenvolvimento dos conceitos matemáticos, especialmente no campo da geometria, é um processo que envolve não apenas a cognição, mas também a interação social e a experiência concreta. As duas asserções apresentadas abordam justamente essa relação entre o lúdico, a manipulação de materiais e a construção do conhecimento geométrico na infância.
A primeira asserção afirma que as atividades lúdicas permitem à criança interagir com o meio e se socializar, promovendo tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a socialização. Essa proposição é verdadeira, pois está alinhada com as teorias de aprendizagem que destacam a importância do brincar e da interação para a construção do conhecimento.
A segunda asserção complementa a primeira ao explicar que, ao brincar e manipular materiais concretos, as crianças conseguem atribuir significado às suas aprendizagens e apreender conceitos geométricos por meio da interação com os outros. Essa afirmação também é verdadeira e está respaldada por estudos que mostram como a experiência prática e a colaboração facilitam a compreensão de conceitos abstratos.
A relação entre as duas asserções é de justificativa, pois a segunda explica como as atividades lúdicas e a interação promovem o desenvolvimento dos conceitos geométricos, detalhando o mecanismo mencionado na primeira. Portanto, ambas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira, o que torna a alternativa D) a resposta adequada.
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