Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito da construção de conhecimentos matemáticos na Educação Infantil, assinale a alternativa cujas atividades contribuem para a criança compreender a passagem do tempo e a ordem numérica, como também determinar o antecessor ou o sucessor de um numeral.

A respeito da construção de conhecimentos matemáticos na
Educação Infantil, assinale a alternativa cujas atividades
contribuem para a criança compreender a passagem do tempo e
a ordem numérica, como também determinar o antecessor ou o
sucessor de um numeral.

Resposta:

A alternativa correta é D)

A construção de conhecimentos matemáticos na Educação Infantil deve considerar atividades que estimulem a compreensão de conceitos como a passagem do tempo e a ordem numérica, além de noções de antecessor e sucessor. Entre as opções apresentadas, a alternativa D) Atividades com calendário é a mais adequada, pois o uso do calendário permite que a criança visualize a sequência dos dias, semanas e meses, compreendendo a ordem cronológica e a contagem numérica.

O calendário é uma ferramenta pedagógica que auxilia no reconhecimento de padrões temporais, como antes, durante e depois, além de possibilitar a identificação de números em sequência e suas relações (antecessor e sucessor). Enquanto outras atividades, como as envolvendo sólidos geométricos, calculadora ou fita métrica, abordam diferentes aspectos matemáticos, o calendário está diretamente ligado à noção de tempo e ordenação numérica, fundamentais para o desenvolvimento lógico-matemático na infância.

Portanto, a resposta correta é D) Atividades com calendário, já que essa prática promove de forma concreta e contextualizada a aprendizagem dos conceitos mencionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *