Leia as asserções sobre a construção de conhecimentos matemáticos pela criança e assinale a alternativa CORRETA. I- Desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade para pensar e resolver situações-problema. II- Considera-se desnecessário o trabalho com atividades matemáticas na Educação Infantil. III- O contato com formas, grandezas, números, medidas e contagens é útil na vida da criança. IV- Consulta a calendário e atos de compra e venda introduzem o aprendizado do uso social de números.
Leia as asserções sobre a construção de conhecimentos
matemáticos pela criança e assinale a alternativa CORRETA.
I- Desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade para pensar e
resolver situações-problema.
II- Considera-se desnecessário o trabalho com atividades
matemáticas na Educação Infantil.
III- O contato com formas, grandezas, números, medidas e
contagens é útil na vida da criança.
IV- Consulta a calendário e atos de compra e venda introduzem o
aprendizado do uso social de números.
- A)Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
- B)Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.
- C)Somente as assertivas I, III e IV estão corretas.
- D)Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
- E)Todas as assertivas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O ensino de conhecimentos matemáticos na Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Analisando as assertivas apresentadas, é possível identificar quais delas estão corretas e contribuem para uma compreensão adequada desse processo.
A assertiva I está correta, pois o trabalho com conceitos matemáticos na infância estimula o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas, habilidades essenciais para o aprendizado futuro. Já a assertiva II é incorreta, uma vez que as atividades matemáticas são indispensáveis na Educação Infantil, servindo como base para a construção de conhecimentos mais complexos.
A assertiva III também está correta, pois o contato com números, formas, medidas e grandezas desde cedo auxilia a criança a compreender o mundo ao seu redor. Por fim, a assertiva IV está correta, pois situações cotidianas, como consultar calendários ou participar de transações comerciais simples, introduzem a função social dos números.
Portanto, a alternativa que contém apenas as assertivas corretas é a C) Somente as assertivas I, III e IV estão corretas, confirmando a importância da matemática no desenvolvimento infantil e sua aplicação prática na vida da criança.
Deixe um comentário