Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considerando as maneiras como as situações de aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas podem ser organizadas, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando essas maneiras às respectivas situações de aprendizagem. COLUNA I 1. Atividades permanentes 2. Projetos 3. Sequência de atividades COLUNA II ( ) Atividades articuladas em torno da obtenção de um produto final, visível e compartilhado com as crianças, ao redor do qual são organizadas as atividades. ( ) Ações planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida e que visa a oferecer desafios com graus diferentes de complexidade. ( ) Situações propostas de forma sistemática e com regularidade, mas não são necessariamente diárias. Assinale a sequência correta.

Considerando as maneiras como as situações de
aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas
podem ser organizadas, relacione a COLUNA II com a
COLUNA I, associando essas maneiras às respectivas
situações de aprendizagem.

COLUNA I

1. Atividades permanentes

2. Projetos

3. Sequência de atividades

COLUNA II

( ) Atividades articuladas em torno da obtenção de
um produto final, visível e compartilhado com as
crianças, ao redor do qual são organizadas as
atividades.

( ) Ações planejadas e orientadas com o objetivo
de promover uma aprendizagem específica e
definida e que visa a oferecer desafios com graus
diferentes de complexidade.

( ) Situações propostas de forma sistemática e com
regularidade, mas não são necessariamente
diárias.

Assinale a sequência correta.

Resposta:

A alternativa correta é B)

A organização das situações de aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas é fundamental para promover o desenvolvimento integral das crianças. A associação entre as colunas I e II permite compreender como diferentes estratégias pedagógicas podem ser aplicadas de acordo com os objetivos educacionais.

Na COLUNA I, temos três maneiras distintas de organizar as situações de aprendizagem:

  1. Atividades permanentes
  2. Projetos
  3. Sequência de atividades

Já na COLUNA II, encontramos as descrições que correspondem a cada uma dessas formas de organização:

  • (2) Projetos: atividades articuladas em torno da obtenção de um produto final, visível e compartilhado com as crianças, ao redor do qual são organizadas as atividades.
  • (3) Sequência de atividades: ações planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida, oferecendo desafios com graus diferentes de complexidade.
  • (1) Atividades permanentes: situações propostas de forma sistemática e com regularidade, mas não necessariamente diárias.

Portanto, a sequência correta é B) 2 3 1, conforme indicado no gabarito. Essa associação demonstra a importância de diversificar as estratégias pedagógicas para atender às necessidades e interesses das crianças, promovendo aprendizagens significativas e contextualizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *