Dias, in Kishimoto (2009), afirma que um dos caminhos para fazer frente à realidade congelada e opressiva de muitas escolas é a busca de uma educação político- -estética, que concebe o homem como ser simbólico, cuja capacidade de pensar está ligada à capacidade de sonhar, imaginar, jogar com a realidade. Para tal, a escola de Educação Infantil deve oportunizar atividades em que
para fazer frente à realidade congelada e opressiva
de muitas escolas é a busca de uma educação político-
-estética, que concebe o homem como ser simbólico,
cuja capacidade de pensar está ligada à capacidade
de sonhar, imaginar, jogar com a realidade. Para tal, a
escola de Educação Infantil deve oportunizar atividades
em que
- A)as crianças possam jogar e brincar, desde que estejam aprendendo conceitos de matemática e ciências, pois as demais áreas são desenvolvidas com atividades específicas como roda de história.
- B)seja possível resgatar os direitos das crianças e também os seus deveres. É importante que as crianças aprendam a ser obedientes e isso se dá por meio de uma rotina rígida e por professores que têm pulso firme.
- C)ações espontâneas das crianças sejam permitidas nos momentos finais do dia e em espaços abertos, especialmente no parque, pois nos demais momentos da rotina e na sala de aula as ações espontâneas comprometem o desenvolvimento do planejamento.
- D)os jogos possam ser concentrados num período específico da rotina para que não comprometam o desenvolvimento das linguagens expressivas, bem como para que seja respeitado o momento do ensino da leitura e escrita.
- E)seja possível resgatar o direito da criança a uma educação que respeite seu processo de construção de pensamento, que lhe permita desenvolver-se por meio de linguagens expressivas do jogo, do desenho e da música, entre outras.
Resposta:
A alternativa correta é E)
De acordo com Dias, citado por Kishimoto (2009), a educação político-estética surge como uma alternativa para transformar a realidade rígida e opressora presente em muitas instituições escolares. Essa abordagem reconhece o ser humano como um ser simbólico, cujo pensamento está intrinsecamente ligado à capacidade de sonhar, imaginar e interagir criativamente com a realidade. Nesse contexto, a Educação Infantil deve proporcionar experiências que valorizem a expressão e o desenvolvimento integral da criança.
Entre as alternativas apresentadas, a opção E) destaca-se como a correta, pois está alinhada com os princípios de uma educação que respeita o processo de construção do pensamento infantil. Essa perspectiva defende o direito da criança de se desenvolver por meio de linguagens expressivas como o jogo, o desenho e a música, entre outras, reconhecendo a importância dessas atividades para sua formação integral.
As demais alternativas apresentam limitações que contradizem a proposta de uma educação político-estética. Enquanto algumas priorizam o ensino formal de conceitos específicos (A) ou a imposição de uma rotina rígida (B), outras restringem a espontaneidade infantil a momentos e espaços determinados (C) ou segregam as atividades lúdicas em períodos específicos (D). A alternativa E, por outro lado, enfatiza a importância de integrar as linguagens expressivas no cotidiano escolar, garantindo que a criança possa desenvolver-se de maneira plena e significativa.
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