Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Pesquisas no campo educacional evidenciam alguns princípios da Pedagogia da Infância que precisam ser considerados ao pensar os currículos escolares. Correspondem aos princípios de tal pedagogia: 1. Reconhecimento da importância da meritocracia escolar. 2. Exigência da disciplina para todas as crianças. 3. Desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis. 4. Reconhecimento da criança como sujeito do processo educativo. 5. Construção articulado do saber. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Pesquisas no campo educacional evidenciam
alguns princípios da Pedagogia da Infância que precisam ser considerados ao pensar os currículos escolares.

Correspondem aos princípios de tal pedagogia:

1. Reconhecimento da importância da meritocracia escolar.

2. Exigência da disciplina para todas as crianças.

3. Desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis.

4. Reconhecimento da criança como sujeito do
processo educativo.

5. Construção articulado do saber.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Pesquisas no campo educacional evidenciam alguns princípios da Pedagogia da Infância que precisam ser considerados ao pensar os currículos escolares. Esses princípios refletem uma abordagem mais humanizada e integral do desenvolvimento infantil, priorizando a criança como protagonista do processo de aprendizagem.

Entre os princípios apresentados, destacam-se aqueles que realmente correspondem à Pedagogia da Infância:

  1. Desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis - Este princípio reconhece que o crescimento cognitivo e emocional caminham juntos na formação da criança.
  2. Reconhecimento da criança como sujeito do processo educativo - Coloca a criança no centro das práticas pedagógicas, valorizando sua voz e experiências.
  3. Construção articulada do saber - Enfatiza a importância de conectar diferentes áreas do conhecimento de forma integrada.

Os princípios que não correspondem à Pedagogia da Infância são:

  • Meritocracia escolar - Esta abordagem é contrária à visão inclusiva e igualitária defendida pela Pedagogia da Infância.
  • Exigência da disciplina para todas as crianças - A pedagogia em questão prioriza a autonomia e a construção coletiva de regras.

Portanto, a alternativa correta é a C), que indica apenas as afirmativas 3, 4 e 5 como correspondentes aos princípios da Pedagogia da Infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *