As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, a fim de garantir:
procedimentos para acompanhamento do trabalho
pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das
crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou
classificação, a fim de garantir:
- A)a classificação das crianças em "aptas" ou "não aptas", "prontas" ou não "prontas", "maduras" ou "imaturas".
- B)a retenção das crianças na educação infantil, quando estas não conseguem adquirir as habilidades características da faixa etária.
- C)a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança.
- D)a utilização de múltiplas avaliações somativas como uma forma de controle, no final do ano ou do período, para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral.
- E)o fortalecimento e prioridade do conteúdo adicionando-se, também, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado aborda a importância da avaliação na Educação Infantil, destacando que esse processo deve ser contínuo e formativo, sem caráter classificatório ou seletivo. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra C, que enfatiza a necessidade de garantir a continuidade dos processos de aprendizagem por meio de estratégias adequadas aos momentos de transição vividos pela criança.
A Educação Infantil tem como foco o desenvolvimento integral da criança, considerando seus aspectos físico, emocional, cognitivo e social. Nessa etapa, a avaliação não deve servir como instrumento de seleção ou retenção, como sugerem as alternativas A e B, mas sim como uma ferramenta para acompanhar o progresso individual e coletivo, identificando necessidades e potencialidades.
A alternativa D, que propõe a utilização de avaliações somativas como forma de controle, também não se alinha com os princípios da Educação Infantil, já que essa modalidade de avaliação é mais adequada para etapas posteriores da educação básica. Da mesma forma, a alternativa E, apesar de mencionar brincadeiras e interações, desvia o foco ao priorizar o conteúdo, quando o correto seria equilibrar todos os aspectos do desenvolvimento infantil.
Portanto, a alternativa C é a que melhor representa os princípios de uma avaliação formativa na Educação Infantil, garantindo que as crianças tenham seus processos de aprendizagem acompanhados de forma contínua e adequada, especialmente durante os momentos de transição, que são cruciais para seu desenvolvimento.
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