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No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) – volume 2 – Formação Pessoal e Social, além da imitação e do faz-de-conta, qual é o outro recurso fundamental no processo de construção do sujeito?

No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) – volume 2 – Formação Pessoal e Social, além da imitação e do faz-de-conta, qual é o outro recurso fundamental no processo de construção do sujeito?

Resposta:

A alternativa correta é A)

No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), volume 2, dedicado à Formação Pessoal e Social, são destacados três recursos fundamentais no processo de construção do sujeito: a imitação, o faz-de-conta e a oposição. Esses elementos desempenham um papel essencial no desenvolvimento infantil, permitindo que a criança explore diferentes papéis, relações e formas de interação com o mundo ao seu redor.

Enquanto a imitação e o faz-de-conta são amplamente reconhecidos como mecanismos de aprendizagem e socialização, a oposição surge como um recurso igualmente importante. Através dela, a criança começa a estabelecer sua individualidade, testando limites, questionando regras e afirmando sua autonomia. Esse processo de contraposição é natural e saudável, pois contribui para a formação da identidade e para a compreensão das dinâmicas sociais.

As demais alternativas apresentadas — obediência, sujeição, heteronomia e dedicação — não são consideradas recursos fundamentais nesse contexto. Pelo contrário, algumas delas representam justamente conceitos opostos ao desenvolvimento da autonomia e da construção ativa do sujeito, como é o caso da heteronomia e da sujeição.

Portanto, a resposta correta é A) A oposição, pois ela desempenha um papel central na formação pessoal e social da criança, conforme descrito no referencial curricular.

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