A linguagem é organizadora e reguladora da conduta e, nesse sentido, tudo pode ser falado, desenhado, escrito e representado. A linguagem perpassa todas as áreas do conhecimento. Entre as áreas do conhecimento de uma proposta curricular para Educação Infantil , pode – se descartar o conhecimento:
A linguagem é organizadora e reguladora da conduta e, nesse sentido, tudo pode ser falado, desenhado, escrito e representado. A linguagem perpassa todas as áreas do conhecimento. Entre as áreas do conhecimento de uma proposta curricular para Educação Infantil , pode – se descartar o conhecimento:
- A)social
- B)lógico-matemático.
- C)natural.
- D)linguístico
- E)econômico.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A linguagem é um elemento fundamental na organização e regulação da conduta humana, permeando todas as áreas do conhecimento e possibilitando a expressão por meio da fala, escrita e representação simbólica. No contexto da Educação Infantil, uma proposta curricular deve abranger diversos campos do saber, promovendo o desenvolvimento integral da criança. Entre as opções apresentadas, o conhecimento econômico (alternativa E) é o que pode ser descartado, pois não se enquadra como um eixo essencial nessa etapa educacional.
Os demais conhecimentos são indispensáveis na Educação Infantil:
- Social (A): fundamental para a construção de relações e convívio em grupo.
- Lógico-matemático (B): base para o desenvolvimento do raciocínio e noções quantitativas.
- Natural (C): essencial para a compreensão do mundo físico e ambiental.
- Linguístico (D): central para a comunicação e expressão em todas as suas formas.
Portanto, o conhecimento econômico, embora relevante em outros contextos, não se configura como um eixo prioritário na Educação Infantil, justificando sua exclusão da proposta curricular para essa faixa etária.
Deixe um comentário