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O reconhecimento da Educação Infantil como integrante do sistema educacional nas legislações brasileiras reafirma o compromisso da sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito às legislações, metas e diretrizes. Numere a coluna 2, relacionando o enfoque dado à educação infantil e à família, aos documentos legais apresentados na coluna 1.                         Coluna 1 I. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009 II. Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 III. Constituição Federal da República do Brasil/1988 IV. Plano Nacional de Educação/2001 V. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996                          Coluna 2 ( ) A articulação com a família visa, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas. ( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. ( ) A educação, dever do Estado e da família, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ( ) As instituições de Educação Infantil devem construir instrumentos e canais de escuta e diálogo com as famílias, entendendo sua diversidade sociocultural, étnica, religiosa, linguística e os diversos modos de organização familiar, e criar ações complementares com as famílias na educação e cuidado das crianças de zero a seis anos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

O reconhecimento da Educação Infantil como integrante do sistema educacional nas legislações brasileiras reafirma o compromisso da sociedade brasileira, especialmente no que diz respeito às legislações, metas e diretrizes.
Numere a coluna 2, relacionando o enfoque dado à educação infantil e à família, aos documentos legais apresentados na coluna 1.

                        Coluna 1
I. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009
II. Estatuto da Criança e do Adolescente/1990
III. Constituição Federal da República do Brasil/1988
IV. Plano Nacional de Educação/2001
V. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996

                         Coluna 2
( ) A articulação com a família visa, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas.
( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
( ) A educação, dever do Estado e da família, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) As instituições de Educação Infantil devem construir instrumentos e canais de escuta e diálogo com as famílias, entendendo sua diversidade sociocultural, étnica, religiosa, linguística e os diversos modos de organização familiar, e criar ações complementares com as famílias na educação e cuidado das crianças de zero a seis anos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é D)

O reconhecimento da Educação Infantil como parte integrante do sistema educacional brasileiro está consolidado em diversas legislações, que destacam não apenas o papel do Estado, mas também a importância da família e da sociedade nesse processo. A relação entre os documentos legais e os enfoques dados à educação infantil e à família pode ser compreendida através da análise das colunas apresentadas.

A sequência correta, conforme o gabarito, é a alternativa D) IV – III – V – II – I, que relaciona os documentos legais aos seus respectivos enfoques:

  1. Plano Nacional de Educação/2001 (IV) – A articulação com a família visa ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores e expectativas, buscando a complementaridade entre educação familiar e escolar.
  2. Constituição Federal da República do Brasil/1988 (III) – A educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, promovida com a colaboração da sociedade para o pleno desenvolvimento da pessoa.
  3. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996 (V) – A educação, inspirada nos princípios de liberdade e solidariedade, tem como finalidade o desenvolvimento do educando, seu preparo para a cidadania e qualificação para o trabalho.
  4. Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 (II) – Define o dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público em assegurar, com prioridade, os direitos fundamentais da criança, incluindo educação e convivência familiar.
  5. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009 (I) – As instituições devem estabelecer diálogo com as famílias, reconhecendo sua diversidade e criando ações complementares no cuidado e educação das crianças.

Essa ordenação demonstra a evolução do marco legal brasileiro, reforçando a importância da parceria entre família, Estado e sociedade na garantia de uma educação infantil de qualidade.

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