O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa. Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças. (Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)Os dois âmbitos definidos pelo RCNEI são:
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos
âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa.
Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo
para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.
(Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)
Os dois âmbitos definidos pelo RCNEI são:
- A)Formação Geral; Formação Específica.
- B)Conhecimento Pessoal; Conhecimento Geral.
- C)Formação Pessoal e Social; Conhecimento de Mundo.
- D)Cuidados Pessoais; Conhecimentos Pedagógicos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) estabelece uma estrutura pedagógica baseada em âmbitos de experiências essenciais, que servem como guia para a prática educativa. Esses âmbitos são definidos como domínios ou campos de ação que orientam o trabalho do professor, permitindo-lhe organizar e refletir sobre as experiências proporcionadas às crianças.
Conforme o RCNEI, os dois âmbitos fundamentais são Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. A alternativa correta, portanto, é a C), que contempla essa divisão. A Formação Pessoal e Social abrange aspectos como identidade, autonomia e interação, enquanto o Conhecimento de Mundo engloba as diferentes linguagens, natureza, cultura e relações sociais, proporcionando uma base ampla para o desenvolvimento infantil.
Essa abordagem visa garantir uma educação integral, equilibrando o desenvolvimento emocional e social da criança com a construção de conhecimentos sobre o mundo que a cerca, conforme preconizado pelo documento oficial.
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