Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa. Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.                           (Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)Sobre a organização curricular em âmbitos e eixos proposta pelo RCNEI, assinale a afirmativa correta.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) optou por um recorte curricular baseado nos
âmbitos de experiências essenciais que devem servir de referência para a prática educativa.

Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo
para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.

                          (Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol. 1, 1998.)

Sobre a organização curricular em âmbitos e eixos proposta pelo RCNEI, assinale a afirmativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) propõe uma organização curricular baseada em âmbitos de experiências essenciais, que servem como guia para a prática educativa. Essa abordagem visa estruturar o trabalho do professor, garantindo que as vivências oferecidas às crianças sejam amplas e significativas. No entanto, é fundamental compreender que essa divisão em âmbitos e eixos possui um caráter instrumental e didático, como afirma a alternativa correta (A), pois os conhecimentos na Educação Infantil se desenvolvem de forma integrada e global, sem fragmentações artificiais.

A opção B está incorreta, pois a Educação Infantil, apesar de não seguir um currículo rígido como outras etapas, trabalha com conteúdos significativos por meio de experiências lúdicas e interações. Já a alternativa C é equivocada ao sugerir que o trabalho pedagógico só se inicia aos cinco anos, ignorando a importância das aprendizagens desde os primeiros anos de vida. Por fim, a opção D também é falsa, pois os eixos não correspondem a disciplinas isoladas, mas a dimensões interligadas do desenvolvimento infantil.

Portanto, a afirmativa correta é a A, que reconhece o caráter prático da organização em âmbitos, sem perder de vista a natureza holística das experiências na Educação Infantil. O RCNEI, dessa forma, oferece um norte para o planejamento docente, sem engessar o processo educativo, respeitando a infância e suas múltiplas formas de aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *