À nova Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) implica uma mudança significativa na cultura e práticas escolares. Levando em consideração essa afirmação e a proposta, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) As novas propostas de ensino-aprendizagem focam na aula puramente expositiva. ( ) As estratégias não permitem a exposição de pontos de vista diferentes. ( ) Os instrumentos de avaliação visam contemplar aspectos e atitudes de educação histórica na esfera da sociabilidade dos alunos. ( ) As novas práticas pedagógicas não preveem o trabalho em grupo. ( ) Deve-se incentivar a construção, pelos alunos, de instrumentos (portifólios, memorial) que propiciem a formação da autonomia e reflexão sobre o processo de construção do saber histórico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
À nova Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC) implica uma mudança significativa na
cultura e práticas escolares. Levando em consideração
essa afirmação e a proposta, analise as afirmativas e dê
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As novas propostas de ensino-aprendizagem focam na
aula puramente expositiva.
( ) As estratégias não permitem a exposição de pontos de
vista diferentes.
( ) Os instrumentos de avaliação visam contemplar
aspectos e atitudes de educação histórica na esfera da
sociabilidade dos alunos.
( ) As novas práticas pedagógicas não preveem o trabalho
em grupo.
( ) Deve-se incentivar a construção, pelos alunos, de
instrumentos (portifólios, memorial) que propiciem a
formação da autonomia e reflexão sobre o processo de
construção do saber histórico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.
- A)F- V - F - V - F.
- B)V - V - F - V - F .
- C)F - F - V - F - V .
- D)V - F - V - F - V .
Resposta:
A alternativa correta é C)
A nova Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) representa uma transformação profunda na cultura escolar e nas práticas pedagógicas. Essa mudança busca superar modelos tradicionais de ensino, priorizando uma abordagem mais dinâmica, participativa e reflexiva. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar os princípios que orientam essa proposta:
A primeira afirmativa, que sugere um foco na aula puramente expositiva, é falsa (F), pois o CBC valoriza metodologias ativas, nas quais o aluno assume um papel central no processo de aprendizagem, indo além da mera transmissão de conhecimento.
A segunda afirmativa, que afirma que as estratégias não permitem a exposição de pontos de vista diferentes, também é falsa (F). Pelo contrário, a proposta incentiva o diálogo, o debate e a diversidade de perspectivas, fundamentais para uma educação crítica.
A terceira afirmativa, que menciona instrumentos de avaliação voltados para aspectos sociáveis e atitudes na educação histórica, é verdadeira (V). O CBC busca avaliar não apenas conteúdos, mas também habilidades e valores, como a capacidade de reflexão e interação social.
A quarta afirmativa, que diz que as novas práticas não preveem trabalho em grupo, é falsa (F). A colaboração e o trabalho coletivo são elementos essenciais na proposta, estimulando a troca de ideias e a construção conjunta do conhecimento.
Por fim, a quinta afirmativa, que defende o incentivo à construção de portfólios e memoriais para autonomia e reflexão, é verdadeira (V). Essas ferramentas permitem que os alunos acompanhem seu próprio desenvolvimento e reflitam sobre seu processo de aprendizagem.
Portanto, a sequência correta é F - F - V - F - V, correspondente à alternativa C. Essa resposta reflete os princípios da proposta, que valorizam a participação ativa, a diversidade de perspectivas e a formação integral do aluno.
Deixe um comentário