Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dosalunos em uma realidade plural, é necessário que passemos aconsiderar as questões e problemas enfrentados pelos homens emulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. Oaprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada daafetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entreoutros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamose, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola. Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal deEducação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologiade projetos, julgue os itens subsequentes. A metodologia de projetos desconsidera as situações conflitantes que estejam intrigando os estudantes, por entender que esses temas não constroem os saberes que devem ser explorados pela escola; além disso, ela não envolve no projeto várias áreas de conhecimento presentes tanto na escola quanto fora dela.
Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.
Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.
A metodologia de projetos desconsidera as situações conflitantes que estejam intrigando os estudantes, por entender que esses temas não constroem os saberes que devem ser explorados pela escola; além disso, ela não envolve no projeto várias áreas de conhecimento presentes tanto na escola quanto fora dela.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto de Miguel Arroyo destaca a importância de abordar questões contemporâneas, como diversidade, meio ambiente e relações sociais, no contexto escolar, visando o desenvolvimento integral dos alunos. A metodologia de projetos, quando bem aplicada, justamente se opõe à afirmação apresentada no item, pois:
- Ela valoriza os conflitos e questões que mobilizam os estudantes, transformando-os em objetos de estudo e aprendizagem.
- Promove a interdisciplinaridade, integrando diferentes áreas do conhecimento para abordar problemas complexos.
- Favorece a conexão entre os saberes escolares e as realidades vividas pelos alunos dentro e fora da escola.
Portanto, a afirmação de que a metodologia de projetos desconsidera situações conflitantes e não envolve múltiplas áreas de conhecimento está errada, conforme indicado pelo gabarito (E). Pelo contrário, essa abordagem metodológica é particularmente adequada para tratar dos temas pluralistas defendidos por Arroyo, pois permite engajar os alunos com questões relevantes de forma crítica e contextualizada.
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