Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dosalunos em uma realidade plural, é necessário que passemos aconsiderar as questões e problemas enfrentados pelos homens emulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. Oaprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada daafetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entreoutros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamose, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola. Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal deEducação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologiade projetos, julgue os itens subsequentes. Na metodologia de projetos, há uma supervalorização dos processos cognitivos em detrimento dos demais e uma dissociação entre os processos de pensar e de atuar.
Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.
Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.
Na metodologia de projetos, há uma supervalorização dos processos cognitivos em detrimento dos demais e uma dissociação entre os processos de pensar e de atuar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto de Miguel Arroyo destaca a importância de uma educação que considere as múltiplas dimensões humanas, incluindo questões sociais, culturais, ambientais e afetivas, para o desenvolvimento integral dos alunos. Nesse contexto, a metodologia de projetos surge como uma abordagem pedagógica que busca integrar conhecimentos, habilidades e atitudes, promovendo a articulação entre teoria e prática.
A afirmação de que há uma "supervalorização dos processos cognitivos em detrimento dos demais e uma dissociação entre os processos de pensar e de atuar" na metodologia de projetos está incorreta. Pelo contrário, essa metodologia valoriza justamente a integração entre diferentes dimensões do aprendizado, incluindo aspectos socioemocionais, éticos e práticos, além dos cognitivos.
A metodologia de projetos, quando bem aplicada, estimula os alunos a pensarem criticamente sobre problemas reais e a agirem de forma propositiva, estabelecendo uma conexão direta entre reflexão e ação. Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, pois a afirmação não corresponde às características essenciais dessa abordagem pedagógica.
Deixe um comentário