“O trabalho por projetos diz respeito a uma mudança de postura, o que exige um repensar da prática pedagógica e das teorias que a estão informando.” Alvarez Leite (1996 : 32-33), ao falar de projetos de trabalho em sala de aula, destaca três momentos deste processo: 1. Problematização. 2. Desenvolvimento. 3. Síntese. Relacione os itens anteriores às seguintes afirmativas: ( ) Nesta etapa, os alunos irão expressar suas ideias, crenças e conhecimentos sobre o problema em questão. ( ) É feito coletivamente ou em pequenos grupos, possibilita que as novas aprendizagens passem a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos. ( ) As novas aprendizagens adquiridas servem de conhecimento prévio para outras situações de aprendizagem. ( ) É o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas. ( ) Nesse processo, os alunos se defrontam com situações que os obrigam a comparar pontos de vista e colocar novas questões. ( ) É o momento detonador do projeto. A sequência está correta em:
“O trabalho por projetos diz respeito a uma mudança de postura, o que exige um repensar da prática pedagógica e das teorias que a estão informando.” Alvarez Leite (1996 : 32-33), ao falar de projetos de trabalho em sala de aula, destaca três momentos deste processo:
1. Problematização.
2. Desenvolvimento.
3. Síntese.
Relacione os itens anteriores às seguintes afirmativas:
( ) Nesta etapa, os alunos irão expressar suas ideias, crenças e conhecimentos sobre o problema em questão.
( ) É feito coletivamente ou em pequenos grupos, possibilita que as novas aprendizagens passem a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos.
( ) As novas aprendizagens adquiridas servem de conhecimento prévio para outras situações de aprendizagem.
( ) É o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas.
( ) Nesse processo, os alunos se defrontam com situações que os obrigam a comparar pontos de vista e colocar novas questões.
( ) É o momento detonador do projeto.
A sequência está correta em:
- A)1, 3, 3, 2, 2, 1
- B)2, 1, 3, 2, 1, 1
- C)3, 2, 3, 1, 3, 1
- D)1, 2, 3, 3, 2, 1
- E)3, 2, 1, 2, 3, 1
Resposta:
A alternativa correta é A)
O trabalho por projetos, conforme destacado por Alvarez Leite (1996), representa uma transformação na prática pedagógica, exigindo uma revisão tanto das metodologias quanto das teorias que as fundamentam. Essa abordagem é estruturada em três momentos essenciais: problematização, desenvolvimento e síntese. Cada etapa desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem, permitindo que os alunos construam conhecimento de forma significativa e contextualizada.
A problematização é o ponto de partida, onde os alunos são desafiados a expor suas ideias, crenças e conhecimentos prévios sobre um tema. Esse momento é fundamental para despertar o interesse e estabelecer as questões que nortearão o projeto. Já o desenvolvimento envolve a busca por respostas, a comparação de perspectivas e a elaboração de estratégias para resolver as questões levantadas. Por fim, a síntese consolida as aprendizagens, integrando novos conhecimentos aos esquemas mentais dos alunos e servindo como base para futuras situações de aprendizagem.
A relação correta entre as afirmativas e os momentos do projeto, conforme o gabarito, é:
- (1) Problematização – Momento detonador do projeto.
- (3) Síntese – As novas aprendizagens servem de conhecimento prévio para outras situações.
- (3) Síntese – Possibilita que as aprendizagens sejam incorporadas aos esquemas de conhecimento.
- (2) Desenvolvimento – Criação de estratégias para buscar respostas.
- (2) Desenvolvimento – Comparação de pontos de vista e novas questões.
- (1) Problematização – Alunos expressam ideias e conhecimentos sobre o problema.
Portanto, a sequência correta é A) 1, 3, 3, 2, 2, 1, refletindo a dinâmica cíclica e interconectada dessas etapas no processo de aprendizagem por projetos.
Deixe um comentário