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No trabalho por projetos, a articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares pré- estabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos. Sua função é favorecer I. a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares. II. a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses. III. o tratamento aleatório da informação pesquisada pelos estudantes. IV. procedimentos de diferentes tipos que permitam aos estudantes organizar seu próprio conhecimento. Assinale a afirmativa que apresenta a análise INCORRETA:

No trabalho por projetos, a articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares pré- estabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos. Sua função é favorecer

I. a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares.

II. a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses.

III. o tratamento aleatório da informação pesquisada pelos estudantes.

IV. procedimentos de diferentes tipos que permitam aos estudantes organizar seu próprio conhecimento.

Assinale a afirmativa que apresenta a análise INCORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é B)

No trabalho por projetos, a articulação dos conhecimentos escolares surge como uma abordagem dinâmica e flexível, que busca superar a rigidez dos modelos tradicionais de ensino. Essa metodologia valoriza a interdisciplinaridade e a adaptação às necessidades dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

As afirmativas apresentadas destacam aspectos fundamentais desse processo. A afirmativa I está correta, pois o trabalho por projetos estimula justamente a criação de estratégias inovadoras para organizar o conhecimento, rompendo com estruturas pré-definidas. Já a afirmativa III é claramente falsa, como apontado, uma vez que o tratamento aleatório das informações contraria o próprio propósito de organização que caracteriza o trabalho por projetos.

A afirmativa IV também está correta, pois a diversidade de procedimentos é essencial para que os estudantes possam construir seu conhecimento de forma autônoma e crítica. No entanto, a afirmativa II está incorretamente analisada na alternativa B, que a considera falsa. Na verdade, a formulação de problemas e hipóteses é elemento central no trabalho por projetos, aproximando-o sim de processos investigativos típicos da pesquisa.

Portanto, a análise que está incorreta é mesmo a da alternativa B), que nega a relação entre o trabalho por projetos e a formulação de hipóteses - relação esta que é, na prática, fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes.

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